Total de visualizações de página

sábado, 29 de setembro de 2012

QUANDO O ASSUNTO É HUMANO, TUDO QUE PODE SER, PODE NÃO SER

     
         Ainda nos surpreendemos frente às atitudes de algumas pessoas, nos decepcionamos, nos alegramos, ficamos magoados, com raiva, tristes, felizes e vários outros sentimentos poderiam ser citados aqui, mas tudo isso acontece, porque, enquanto humanos, somos imprevisíveis. Nunca sabemos qual vai ser a reação do outro, frente a nossa ação, mesmo que acreditemos que conhecemos a pessoa.

            Por que disso? Porque quando falamos de humanos, falamos de sentimentos, de emoções, de inconscientes e quando se trata desses atributos e do inconsciente, tudo aquilo que pode ser, pode não ser.

            Acreditamos que agimos de forma consciente, mas isso não passa de um engano, pois somos movidos pelo inconsciente. Nossos desejos, nossas ações, nossos pensamentos tem origem no inconsciente e se dão a partir de informações que temos registradas. Por isso, é que repetimos situações. Muitas vezes, temos a sensação que a nossa vida é cíclica e é, porque caímos nas armadilhas que o inconsciente nos prepara.

            Quem não conhece alguém que já viveu uma situação e passado um tempo vive novamente? Na área financeira, isso é muito comum. As pessoas se endividam, sofrem para pagar as dívidas e afirmam que nunca mais irão viver aquela situação. Não leva muito tempo, estão de novo endividados. O mesmo acontece quando temos um mal súbito, afirmamos que após investigar o que tivemos, vamos começar uma atividade física, vamos cuidar a alimentação, as horas de sono. De posse dos resultados dos exames, as promessas feitas são esquecidas e tudo volta ao que era antes.

            A única forma para não repetir situações é conhecer os registros que temos armazenado no inconsciente, isso só é possível por meio de análise ou de psicoterapia e mesmo assim, às vezes, quando nos damos conta, estamos revivendo uma situação. Isso acontece quando baixamos aguarda e não prestamos muita atenção no que o inconsciente está nos preparando.

            Portanto, aquele “papo” de que mudei, que agora tudo vai ser feito diferente, que não vou ser mais "mané", que não vou me deixar levar pelos outros, pode ir por água abaixo, se não estivermos atentos a forma como as situações se apresentam e a maneira como iremos lidar com elas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário