Total de visualizações de página

sábado, 23 de novembro de 2013

TENTAR ENTENDER

     Tentar entender o comportamento do humano nos dias atuais parece ser um desafio, pois cada vez mais nos surpreendem com suas ações e reações.

     Tem-se a sensação que a cada dia que passa as pessoas estão voltadas mais para si, não avaliando a possível repercussão que o seu comportamento pode ter frente aos outros, apesar de terem a curiosidade em saber o que o outro pensa a seu respeito, mesmo negando. Isto evidencia o quanto o narcisismo está presente em nossa sociedade. Na maioria das vezes, usamos este vocábulo com uma conotação negativa, quando queremos acusar alguém e esquecemos que todos nós somos narcísicos.

   O narcisismo faz parte do ser humano. Freud (1914) ao descrever o narcisismo afirma que todos precisam amar a si mesmo usando o seu corpo como se fosse de uma pessoa amada. Só que nos dias de hoje isto parece estar um tanto exagerado, às vezes, tenho a sensação que este entendimento foi feito de forma literal, visto a dificuldade de abstração que as pessoas têm. Parece que a ética cedeu lugar para o belo, com isso, os valores se perderam e com eles o respeito, a consideração, a compaixão para com o outro.

     As relações interpessoais estão se esvaziando, pois a competição, a inveja, o ciúmes, a intolerância, a crítica prevalecem. Algumas pessoas se percebem tão boas, que tudo o que o outro fizer é motivo de crítica e por vezes, até de chacota. O destaque do outro lhe gera ferimentos dolorosos, mexe com a sua ferida narcísica. Os desencontros de opiniões, de ideias, de ânimos, de humores são comuns nas relações humanas, mas para algumas pessoas isto tem um peso maior, pois não admitem que alguém possa divergir do seu ponto de vista ou funcionar diferente da forma como funciona, afinal, se vê como uma pessoa perfeita.

    Só que este tipo de funcionamento é perigoso, por ser excludente, fazendo com que as pessoas se afastem, ferindo o amor-próprio do narcísico e nada pior para ele do que ser preterido. Apesar de negarem o seu sofrimento psíquico, os narcísicos sofrem bastante, pois não se permitem buscar ajuda, visto não conseguirem reconhecer a sua forma de funcionar.


   Tentar entender o humano sempre foi complicado, pois nos surpreende a cada momento, nos dias de hoje parece estar se tornando cada vez mais difícil, mas vamos lá, buscando recursos para tentar entender os diversos matizes que constituem cada pessoa.

Um comentário:

  1. Adorei esse texto!
    Alude claramente a essa era moderna da imagem, da superexposição, e todo mundo querendo aparecer, querendo aprovação, querendo se sobressair. Até aí tudo bem. Pior disso tudo é o aumento da inveja, devido à competitividade exacerbada. Ao mesmo tempo em que a vontade de potência aumenta, aumenta o caráter destruidor. Nessa era do Ego ninguém quer ser destronado. Difícil mesmo viver entre pessoas agressivas que querem te atingir o tempo todo, e que querem se exibir e mostrar que é melhor que você mesmo em situações banais.

    Tenho a impressão de que as pessoas estão ficando menos criativas e exageradamente reativas.

    ResponderExcluir