Total de visualizações de página

domingo, 11 de maio de 2014

Transformar emoção em sentimento

          Vocês já viram em vários momentos que coloco que lidar com as emoções não é algo tão simples como pensamos. O primeiro passo é reconhecê-las na medida em que vão surgindo no decorrer do dia e como fazer isto? É estar atento as suas reações de forma sincera,  tomando consciência das emoções que você tem frente às situações.

      A partir do momento que conseguiu identificar as emoções, faz-se necessário entrar em contato com ela, aceitá-la e tornar-se uno. Não adianta querer resistir ou negá-la, pois ela não vai deixar de existir por causa disto. O que precisa fazer é procurar entender a sua origem, os motivos que o deixaram desconfortável ao percebê-la e aceitá-la. Procure acalmá-la, através do exercício respiratório que irá oxigenar todo o seu corpo e sua mente. Durante o exercício respiratório, enquanto você inspira, agradeça a oportunidade de conviver com esta emoção e ao expirar imagine que você esta se libertando dela, que ela não é mais necessária, neste momento, em sua vida. Soltar, libertar a emoção é a melhor forma de livrar-se dela, de curar-se.

       Porém, use este momento, esta oportunidade para aprofundar e trabalhar esta transformação da emoção em sentimento e libertar-se deles. Para realizar esta transformação, precisará sair do pensamento lógico racional, dando espaço para forma intuitiva ou analógica de pensar.

     Viva este momento sem se preocupar em mensurar as suas emoções e os seus sentimentos, pois eles não são mensuráveis. Escuto muito no consultório as pessoas quererem traçar comparativo na forma de gostar, de desenvolver o seu sentimento pelo outro como se isto fosse possível. Quem assistiu o meu vídeo sobre emoções no youtube, deve lembrar que falei que a forma de gostar de cada pessoa varia, pois está relacionada às questões afetivas vivenciadas em uma fase bem precoce de sua vida. Querer traçar este comparativo é querer sofrer, pois cada um vai desenvolver o sentimento pelo outro da forma que souber.

    Não busque coisas para sofrer, a vida é muito curta e por isto viva suas emoções, seus sentimentos de forma plena, sem medo de expressá-los, porque, talvez, quando quiser expressar já seja tarde e aí sobra apenas o remorso e a culpa, mais uma vez você vai cair no sofrimento.

       Pense como você está vivendo as emoções e os sentimentos de sua vida, não esquecendo que somos movidos por eles. Liberte as emoções e os sentimentos que estão gerando sofrimento e viva com aqueles que lhe dão alegria e prazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário