Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de agosto de 2011

É POSSÍVEL VIVER COM SOBRIEDADE?

       Tenho pensando e observado muito nos últimos tempos, a forma como as pessoas estão vivendo atualmente. Acreditam estar vivendo de forma intensa, se expondo a situações de risco, muitas vezes, sem se darem conta. Sofrem da síndrome da falta de tempo, pois isso demonstra o quanto são ocupadas e importantes. Mesmo sabendo que o que as impede de fazer algo, muitas vezes, são coisas supérfluas. Ficam horas na Internet, nos sites de relacionamentos, jogando conversa fora, se atualizando sobre a vida dos outros e falando sobre a sua.

      Isso me faz pensar sobre o vazio interno dessas pessoas, da necessidade que tem de se fazerem reconhecer, de tornarem a sua vida pública, porque falam até de seus problemas no Facebook, no Orkut, ou seja, precisam chamar a atenção de qualquer jeito. Provavelmente por isso, pautam suas vidas em cima de simulacros que passam a acreditar que são verdades. Precisando viver no mundo da ostentação, sem perceber que isso é fruto de suas carências afetivas.

    Mesmo sabendo que esse tipo de vida que escolherão viver, só lhes tira a tranquilidade, a paz e não as permite ter uma boa qualidade de vida, porque estão sempre correndo para conseguir algo, não desistem de viver assim.

      Infelizmente estamos vivendo num mundo onde a palavra sobriedade ficou esquecida. Sobriedade significa simplicidade, moderação, humildade. Hoje as pessoas que optam por viver com simplicidade, com moderação, que se mostram mais humildes, são rotuladas como medrosas, inseguras, com poucas ambições, acomodadas. E aí fico a me questionar, será que essas pessoas não têm uma melhor qualidade de vida?Não tem uma noite de sono mais tranquila, pois não precisam se preocupar com as contas a pagar? Será que não são pessoas mais felizes?

    Normalmente são pessoas que optaram por deixar as vaidades do ego de lado e priorizaram viver com mais sabedoria. Preferiram escutar não o que a sociedade grita, mas o que a voz da alma, sem fazer alarde, manifesta.

    Entretanto, essas pessoas muitas vezes são desprezadas e desvalorizadas pela sociedade, que as vê como excêntricas. No meu entendimento, são pessoas de muita sabedoria. Porque não estão presas aos valores que a sociedade lhes impõe. Vivem em paz consigo e não estão preocupados com o que os outros pensam a seu respeito.

    O único grande risco que se corre ao optar por viver com sobriedade é saber reconhecer quando essa decisão não é uma forma de estar se enganando, de estar querendo chamar a atenção dos outros, mas sim um real desejo do seu verdadeiro eu. Às vezes as pessoas se julgam sóbrias, humildes, mas na sua fala se percebe a grandeza do ego. .

    Não é fácil no mundo moderno conseguir viver com sobriedade, mas é algo que precisaríamos ao menos tentar, porque provavelmente nos sentiríamos melhor. Não correríamos o risco de desenvolver tantas patologias clínicas e psíquicas como temos atualmente.

    O que precisamos ter claro que sempre é possível começarmos a escrever a nossa história de forma diferente. Que temos a capacidade de mudar a forma como vivemos a qualquer momento, para isso, basta que reconheçamos a necessidade da mudança e que realmente estejamos dispostos a fazê-la.


Nenhum comentário:

Postar um comentário