Total de visualizações de página

sábado, 20 de agosto de 2011

ESTAR SÓ NÃO É SINÔNIMO DE SOLIDÃO

        A maioria das pessoas teme e foge da solidão, pois a vêm como algo de muito sofrimento, de muita dor, de muita tristeza. O sentimento de solidão vivido por elas é de ausência, de vazio, de escuridão, de medo, de insegurança. Sendo assim, procuram estar envolvidas em atividades profissionais, com amigos, com familiares. Dessa forma, não correm o risco de se defrontar com o desconhecido, ou seja, com o seu verdadeiro eu.

       O grande medo que as pessoas têm em relação à solidão é o encontro consigo, por não saberem quem realmente são. Preferem viver de modo superficial, no faz de conta, sem procurar entender como funcionam. Projetam a culpa de tudo que lhes acontece para os outros, não conseguindo assumir a responsabilidade de nada. É bem mais fácil responsabilizá-los, do que ter que assumir que a sua vida é o reflexo de suas escolhas. Daí a dificuldade de ficar só.

      Quando ficam sozinhos sentem-se rejeitados, abandonados e sofrem muito com isso, pois deve ser um sentimento que os acompanha, por algum tempo. Provavelmente, são sentimentos que fazem parte da sua história, preferindo nem lembrar.

        Entretanto, tem aqueles que preferem estar sós, gostam de sua companhia e conseguem fazer suas coisas sozinhas, sem depender de ninguém. Participam de grupos, compartilham momentos com a família, com os amigos e colegas, mas não abrem mão de terem o seu momento de ficar só. Aproveitam esse momento para ler, ouvir uma música, meditar, fazer as coisas que lhe dão prazer e até mesmo para curtir o ócio. São pessoas que conseguem conviver muito bem com a solitude

       Nem sempre ser só é motivo de sofrimento, pelo contrário, pode ser de muito prazer. Desde que a pessoa saiba conviver com isso. A pessoa que consegue viver assim, não sofre de solidão,  vive com prazer a solitude.

       Somente por meio da solitude é que a pessoa consegue entrar em contato com o seu centro mais íntimo. A partir do momento que a pessoa conseguir isso, perceberá que este é um centro rico, cheio de bênçãos e que tem tudo que necessita para viver bem. Perceberá que a dor de ficar só desapareceu, pois o espaço antes preenchido pela solidão, agora é ocupado pela paz, pela alegria, pela serenidade, pela felicidade e pelo amor.

      As pessoas que vivem em solitude sabem muito bem conviver com os outros, não acabam por se tornar um ermitão.  As relações que estabelecem, são com o propósito de compartilhar suas experiências. Diferente das pessoas que vivem na solidão, que precisam se apegar a alguma coisa ou a alguém, para terem a certeza de que não estão sós.

       A pessoa que sofre de solidão chega, por vezes,  a implorar a amizade do outro, pedindo para que lhe dê atenção e ocupe aquele vazio que carrega dentro de si e que tanto lhe assusta. Esquecendo, normalmente, que a outra pessoa, provavelmente, também vive a mesma situação, não tendo como suprir o que deseja. Isso lhe faz sofrer, porque as pessoas acabam se afastando por se sentirem muito exigidas.

        Procure viver a solitude, pois esta além de ser saudável, lhe dá a alegria de viver, enquanto a solidão só lhe dá sofrimento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário