Total de visualizações de página

domingo, 23 de outubro de 2011

CONSCIÊNCIA EMOCIONAL

       A maioria de nós não tem consciência da intensidade das nossas emoções e nem mesmo o que as faz deflagrar, por não termos o hábito de prestarmos atenção no que estamos sentindo.

      Agimos de forma automática, onde o pensar, o questionar passa a ser supérfluo, sendo justificado, muitas vezes, pela falta de tempo e até mesmo por ser considerado, por muitos, como uma bobagem. Entretanto, se não tivermos claro quais são as emoções que temos frente às situações que vivenciamos no nosso dia-a-dia, torna-se difícil de interagir com as pessoas e até mesmo de nos tornarmos empáticos.

      Hoje se fala muito na educação emocional e a consciência emocional está inserida nela. Educação emocional pode ser compreendida como a capacidade que cada pessoa tem de entender as próprias emoções, ao passo que a consciência emocional é saber o que está sentindo, o que os outros estão sentindo, questionando as causas que despertaram esses sentimentos e procurar perceber o que o nosso sentimento desperta no outro. Não é uma tarefa fácil, pois precisamos ser honesto em relação aos nossos sentimentos.

      Muitas pessoas não aceitam quando mostramos que o sentimento que está presente é o de inveja, de raiva, de ódio, de ciúme. Ficam extremamente ofendidas, negando-os por acharem que esses sentimentos não condizem com a sua pessoa. Procuram projetá-los para os outros, pois é muito sofrido assumir que são seus. No entanto, esquecem que são sentimentos presentes na vida de qualquer humano. Esse tipo de reação pode se dar em função de uma emoção forte, fazendo com que a pessoa não consiga perceber o que realmente está sentindo, tornando-se insensível. Outras pessoas jogam para o corpo suas emoções, que acabam por se apresentar por meio de sintomas físicos. São os pacientes psicossomáticos.

       A pessoa que tem consciência emocional administra melhor sua vida, por saber identificar seus sentimentos, podendo controlar suas reações. A consciência emocional se desenvolve a partir do momento que prestarmos atenção em nossos sentimentos e reações, questionando-os. Isso contribui para que nos conheçamos melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário