Total de visualizações de página

sábado, 22 de outubro de 2011

POSICIONAR-SE



Fico impressionada, com a dificuldade que algumas pessoas têm de se posicionar frente a determinadas situações. Parecem que temem expressar o seu ponto de vista, por acharem que poderão criticá-lo.

Algumas pessoas, não expõem suas ideias, devido à timidez. Outras porque não tem sustentabilidade para defender o seu ponto de vista. Existem aqueles que são conhecidos como “em cima do muro”, ou seja, vão para o lado que lhe convém, também encontramos aquelas pessoas que não conseguem ter uma opinião formada sobre nada e ainda os que mudam de ideia a todo o momento.

O não se posicionar pode estar relacionado a uma questão de auto-estima baixa, de um complexo de inferioridade, de um sentimento de menos valia, da dificuldade de lidar com a crítica, do se deixar anular pelos outros, da dificuldade de pensar sobre os assuntos, por não querer se comprometer, entre tantos outros aspectos que poderiam ser elencados. A falta de sustentabilidade pode ocorrer pela falta de leitura. Hoje em dia, muitas pessoas perderam o hábito de ler, enquanto, outras, nunca adquiriram esse hábito.

Expressar o seu ponto de vista é importante, mas é necessário ter claro que ele não será aceito por todos, isso não significa que esteja errado. Até mesmo porque, certo e errado é algo extremamente subjetivo. Agora o que não pode acontecer, e que muitas vezes vemos, é querer impor a sua opinião para as demais pessoas como se ela fosse uma verdade absoluta. Até pode ser uma verdade, mas para quem a defende.

O não se julgar capaz de dar uma contribuição frente a determinados assuntos, pode ser uma forma de defesa que a pessoa encontra, para não se comprometer. Só que tem pessoas que vivem dessa forma, prefere pegar carona na opinião dos outros, porque qualquer coisa que aconteça, não foi ela que falou. Isso demonstra a total falta de comprometimento e de responsabilidade não apenas para com os outros, mas para consigo.

Algumas pessoas vão no decorrer da vida se anulando, por não lhe darem espaço para falar ou quando dão, acabam criticando ou desvalorizando sua fala. Isso contribui para que a pessoa se recolha e não construa a sua opinião, por não julgar-se capaz. Nesses casos, a pessoa não pode se deixar contaminar pela crítica do outro, só precisa ter claro, que existem pessoas que têm a necessidade de desqualificar o outro, pois é a forma que encontra para se sentir importante.

O que importa na realidade é que as pessoas não deixem de expressar sua opinião, de se posicionarem, porque isso contribui para auto-estima, para o humor e faz com que se sintam reconhecidas e valorizadas. Sentimentos esses que são fundamentais na vida de qualquer pessoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário