Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de março de 2014

Liberte-se da preocupação

      Tem pessoas que passam a vida toda preocupadas com alguma coisa, consideram-se preocupadas crônicas e frente as suas preocupações, não conseguem encontrar soluções, até porque, muitas delas são pensamentos disfuncionais que poderão ou não se concretizar, mas a pessoa sofre por acreditar que se eles vierem acontecer, poderá lhe gerar sérios problemas.

       O “se” é o maior aliado da pessoa preocupada, ela pauta muitas coisas na sua vida em cima do “se”, por exemplo: se o trânsito continuar congestionado, vou me atrasar, meu chefe pode não acreditar em mim e poderei até perder o emprego. Não consegue questionar este pensamento e ver que nada comprova que ele seja verdadeiro. Também não consegue apreciar o momento que está vivendo, por aprisionar-se a ele, tornando-o pesado demais.

       Uma boa maneira de libertar-se da preocupação é distanciar-se do tempo e viver o presente. Ao invés de ficar pensando há quanto tempo está parada ali e alimentando os seus pensamentos disfuncionais, tentando controlar a situação, aumentando a sua ansiedade e o seu desconforto interno; colocar-se na condição de mente desinteressada, observadora, que não julga, não pressiona e não fica sofrendo por algo que poderá ou não acontecer, verá o quão mais leve ficará e aquilo que parecia tão horrível, perde esta conotação.

       Desapegue-se do problema e observe o que está na sua volta, preste a atenção no céu, olhe para os carros que estão a sua volta, para as pessoas que estão dentro deles, veja as árvores, assim, qualquer pensamento que estiver lhe importunando será expulso de sua mente e você conseguirá viver o presente sem ansiedade e preocupação.


      Frente a qualquer situação que se sinta dominado pela urgência de que tem que resolver algo neste exato momento, mas não pode, distancie-se desta urgência de querer controlar e modificar o momento, simplesmente comece a prestar atenção nas suas sensações e descreva-as, para si mesma, detalhadamente, concentrando-se nas suas reações e ficando no presente. Desta forma, verá que um novo momento começa, mas também vai passar e na medida em que for prestando atenção em si, não tentando controlar, observar e analisar cada momento perceberá que não mais é um preocupado crônico, como acreditava.



Este texto está postado no site http://anissis.com.br, não deixe de visitar o site e de participar de uma pesquisa que lá se encontra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário