Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de março de 2014

Muito riso pouco siso

Quem já não escutou este velho ditado? Confesso que muito escutei isto dos meus pais, porque rir foi sempre uma das coisas que mais fiz e faço na vida. Outro dia até recebi uma mensagem de uma colega de faculdade, onde dizia que sentia saudades das minhas risadas. Foi muito gostoso ler isto e claro que foi motivo para eu rir.
E cada vez mais a ciência mostra-nos os benefícios que o riso e o bom-humor trazem para nossa vida, tornando-nos mais criativos, diminuindo a distância entre o problema e a solução e também entre duas pessoas em uma relação, quebra a resistência aos obstáculos inconscientes, pois ninguém resiste a uma boa risada, nem mesmo eles.
Pesquisas mostram que uma criança ri por dia, em torno de quatrocentos e cinquenta vezes e se observarmos, geralmente, a criança tem uma boa vibração, um bom humor, tem a rápida capacidade de perdoar e de não acumular mágoas. Diferente de nós adultos, que ficamos remoendo algo que nos aconteceu, acumulando mágoas e sofrendo por isto. Sem falar que o riso é uma das ferramentas que o humano tem para ajudar no desenvolvimento do cérebro, na memória, no aprendizado. Ajuda-nos a desenvolver a capacidade de lidar com desafios e até com a gente mesmo, de uma forma mais espirituosa.
O riso faz com que o cérebro funcione de forma mais plena, mais integrada, unindo os dois hemisférios (direito e esquerdo). Conforme colocou um neurocientista, o riso funciona como o para-brisa de um carro no momento da tempestade. Ele não vai conseguir evita-la, mas permite que se chegue a um lugar mais seguro, nos proporciona condições de viabilizarmos oportunidades.
Infelizmente, a convenção existente tanto na sociedade quanto nas famílias é que a pessoa que ri muito não é séria, não se faz respeitar. Acredita-se que para ser um bom profissional tem que ser sério para impor respeito. Na realidade, isto não passa de uma crença, pois a pessoa que consegue rir, até de si mesmo, é bem humorada, não tem nenhum demérito, pelo contrário, consegue perceber a vida de forma mais leve, atrai pessoas para sua volta, tem mais oportunidades, encontra soluções mais rápidas para os problemas, melhora suas relações, pois o riso funciona como um magneto.
O riso permite que percamos a postura, que deixemos a nossa criança se manifestar, termina com a rigidez, nos deixa mais soltos e faz com que nos sintamos melhores. Por isto, a proposta que deixo para vocês é de começarem a exercitar o riso na frente do espelho. Pela manhã, ao se olhar no espelho, dê um sorriso para você, se cumprimente, lhe deseje um bom dia, se abrace e verá que se sentirá melhor. Claro que isto não é algo para ser feito uma única vez e pronto, é um treinamento. Se você não consegue rir, force o riso, até que ele se torne algo natural em sua vida. O importante é não desistir, porque rir faz toda a diferença em nossa vida e na vida do outro.


Este texto encontra-se postado no site http://anissis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário