Total de visualizações de página

domingo, 24 de outubro de 2010

DOENÇAS DO SÉCULO

O final de ano começa a se aproximar e o stress começa a aumentar, porque queremos dar conta de tudo o que não conseguimos realizar no decorrer do ano. Muitos até nem sabem o que gostariam de ter realizado, porque não tinham nenhum foco, mas sabem que deveriam ter feito algo.

Hoje falar em stress e depressão é algo muito comum, tão comum como falar do tempo. Parece que ter uma dessas duas patologias é sinonimo de status, assim como o uso de alguma medicação. Os desafios do dia-a-dia são enfrentados com o uso de antidepressivo ou ansiolítico, pois ninguém mais quer suportar nada. Tem aqueles que optam pelos florais, justificando que estes não causam dependência.Não se dando conta que estão buscando uma fórmula mágica de resolver o seu sofrimento e que utilizam-se também de uma bengala para "resolver" o seu problema. Isso nos sinaliza o quanto as pessoas estão intolerantes, frágeis, não suportando pensar sobre a sua vida e as coisas que lhe acontecem.

No entanto, o mais saudável é procurar entender as dificuldades que encontramos em nossos caminhos, enfrentando-as e tentando compreender qual a função delas em nossa vida. O stress ocorre por não nos conhecermos e não querermos pensar sobre os nossos conteúdos internos. Por isso, achamos que entrar numa correria desenfreada, não prestarmos atenção no nosso eu, assumirmos uma série de compromissos não tendo um tempo para relaxar, para estar com os amigos, para curtir a vida é uma boa forma que temos de justificar nossas atitudes e nos glorificarmos porque somos pessoas ocupadas e que temos as doenças do século, ou seja, depressão e stress.

Isso me leva a pensar se essas pessoas realmente são acometidas apenas destas patolgoias ou de algo mais profundo. Podemos ter várias atividades, cumprir diversos papéis na sociedade, mas também precisamos prestar atenção em nós, fazermos coisas que nos dão prazer, termos momentos de lazer, nos permitirmos o ócio, termos metas a serem atingidas em nossas vidas. Desta forma talvez consigamos chegar mais tranquilos no final do ano,com uma melhor condição de saúde mental, que é uma das maires riquezas que temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário