Total de visualizações de página

domingo, 3 de outubro de 2010

A Importância da Religião no Desenvolvimento da Personalidade

    Nos dias de hoje, o homem está cada vez mais, perdendo seu referencial de valores éticos e morais e, com isso, vive uma crise de caráter da sua história. Desconfiando das pessoas e até mesmo de si, acaba se isolando na tentativa de buscar uma resposta para seus conflitos. Olha para dentro de si e só encontra perguntas sem respostas.

   Mesmo assim, apesar de todo o caos em que o homem se encontra, quase sem crenças e valores, vemos nos dados oferecidos pelo censo de 2000, que 73,60% de nossa população referencia como religião o catolicismo. Isso faz com que procuremos entender os motivos que apesar de toda a correria dos tempos atuais, o homem busque através da religião respostas que não encontra no mundo moderno. Felizmente o homem está começando a conseguir olhar para si, percebendo a necessidade de mudar, apesar de suas limitações. A razão, que é o seu maior privilégio, é, ao mesmo tempo seu maior tormento, pois lhe mostra o caos em que se encontra.

   O homem não soube aproveitar a liberdade que lhe foi dada, no sentido positivo de desenvolvimento de sua individualidade, pois acabou se isolando, tornando-se ansioso, egocêntrico e até mesmo ganancioso. Na busca de se encontrar, o homem precisa rever valores, encontrar formas de se orientar para adquirir ou readquirir estímulos que fortaleçam o seu ser-pessoa. Para isso, procura na fé, e por meio de práticas religiosas, a resposta que tanto anseia.

 Mesmo sabendo-se que se trata de um fenômeno, este tema vem ocupando um espaço bastante significativo junto aos pesquisadores de todo o mundo. Busca-se entender porque a fé e as atividades religiosas provocam mudanças expressivas no comportamento humano.

  Daí a importância de, desde muito cedo, o ser humano ser incentivado às questões relacionadas à religiosidade, visto as atividades religiosas serem percebidas na área da saúde como um mecanismo estratégico de enfrentamento às situações de conflitos e estresse.

  A formação da personalidade é um processo que se incia nos primórdios da vida, prolongando-se até os dezoito anos, quando então se diz que este processo está concluído. É importante que neste período os pais/cuidadores incentivem as atividades religiosas, a fim de que a criança e o adolescente possam começar a entrar em contato com Deus. Começando então, a internalizar e conhecer a importância da fé e da religião em suas vidas. Desta forma, é possibilitado a eles, encontrar respostas para os questionamentos que, muitas vezes, não querem calar, sem ter que buscá-las no mundo das drogas, da corrupção e da promiscuidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário