Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Religião e Saúde

         A religião pode interferir na saúde do homem, conforme pesquisas mostram?

         Sim, pode. Muitas são as pesquisas que vem sendo realizadas nesta área e que nos mostram por meio de exames de neuroimagem, que no momento em que o indivíduo está orando ou meditando, o sistema límbico que está relacionado a área das emoções apresenta alterações. Pesquisas quantitativas apontam que 70% das pessoas que exercem sua fé, adoecem menos.

        Mas o que é exerce a fé? Numa visão teológica, trata-se de uma atração misteriosa e gratuíta de Deus a que nosso "eu" responde, sendo vivida em nossas experiências humanas, nos diz o teólogo Libanio. No entanto o fato de uma pessoa ter fé, de crer, não a isenta de questionar aquilo que crê, pois é necessário que compreenda e confie no que está acreditando. A fé precisa ser compreendida nos diz o teólogo Brustolin, colocando que assim não se corre o risco de querermos separar a inteligência e a emoção, pois somente aquele que ama, sabe que Deus é amor (cf. 1Jo 4,16). Aquele que conhece esse princípio, consegue entregar-se a Ele e viver em harmonia, com dignidade, sem tanto sofrimento. No entanto este princípio parece que passou a ser algo de um passado não muito distante e por isso tanta violência, tanto suicídio, tantas drogas, tanta promiscuidade, tantas pessoas andando sem rumo. Isso Jung já explicava em sua época, pelo fato de o homem não conseguir escutar a voz de seu inconsciente (lembro que Jung faz uma analogia entre o inconsciente e Deus), prefirindo negá-Lo e elegendo o seu próprio deus, que com certeza, não é o Deus revelado por Jesus Cristo.

         E como as pessoas percebem esta relação religião, fé e saúde? Não deixe de expor sua opinião, ela com certeza colaborará para o desenvolvimento do nosso pensar.





3 comentários:

  1. ...e, de que forma podemos compreender a fé?

    ResponderExcluir
  2. Fé é crença, confiança. Ela se faz presente na essencia do humano, sendo a causa de sua existencia. Ela é vivida por cada pessoa, num meio de dúvidas, levando-a a vacilar. Ela é subjetiva, tornando-se difícil explicá-la.

    ResponderExcluir