Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PROCRASTINAÇÃO

 Muitas são as pessoas que tem o hábito de procrastinar, ou seja, adiar, demorar, esperar, para fazer ou resolver os problemas que surgem em suas vidas. Só que não se dão conta, que na medida que o tempo vai passando, o problema deixa de ser problema e passa a fazer parte de sua vida. A solução de um problema deve ser encontrada no máximo em uma semana.

 Parece que as pessoas acreditam, que surgirá uma fórmula mágica capaz de resolver o problema que lhe aflige. Só que com isso, acabam se enrolando cada vez mais. Parece-me ser uma forma de tentar se isentar de algo que criou para sua vida. Os problemas são criados por nós e se temos essa capacidade, também temos a capacidade de encontrar uma solução. Para isso, precisamos enfrentá-los e não tentarmos fugir, projetando aos outros a responsabilidade de nossos problemas.

Nos últimos tempos, vejo a procrastinação muito presente nos relacionamentos conjugais e nas questões financeiras. As pessoas vivem relações conjugais difíceis, muitas vezes de aparência, sofrem agressões físicas e morais, mas não conseguem colocar um ponto final. Conseguem várias explicações para adiar o fim da relação e com isso, se sujeitam a um sofrimento psíquico intenso. Nas questões financeiras, vemos pessoas completamente endividadas e que não conseguem buscar uma solução. Pelo contrário, continuam gastando abusivamente, só esperando quando perdem o crédito. Claro que muitas são as explicações para este funcionamento.

É importante, que as pessoas possam refletir sobre a  dificuldade que tem de resolver seus problemas. Talvez esteja faltando habilidade para solucionar problemas, o que não é difícil. O primeiro passo é admitir que existe o problema e procurar listar todas as soluções possíveis. Após ter feito esta lista, temos que hierarquizá-los e começar a testar cada alternativa. Sugiro que essas pessoas procurem ajuda para aprender a solucionar problemas e treinar suas habilidades sociais.

2 comentários:

  1. ...acho que meu irmão passa por este problema. Não sei mais o que fazer para ele mudar a forma que está educando meus sobrinhos. Pra Ana Paula, que é filha do casal,tudo; para o Thiago, que é filho só dela, o pior, os deveres, as críticas, o castigo. Um horror.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o problema do teu irmão não é este e não cabe a ti fazer nada. A educação dos filhos dele é problema dele e da esposa. Ele não estava fazendo terapia? Não pega o que não é teu.

    ResponderExcluir