Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A DESUMANIZAÇÃO DO HUMANO

        Por mais que eu estude o comportamento humano, confesso que está ficando muito difícil compreender o que vem acontecendo com as pessoas. Pela manhã é noticiado que professor agrediu aluna em sala de aula, sendo a cena filmada por um colega da menina. No início da tarde, os meios de comunicação informam que um garoto de 15 anos, que vendia guarda-chuva, desferiu um golpe no colega de profissão,  após uma discussão, enfiando-lhe um guarda-chuva no olho e matando-o, na porta do mercado público de Porto Alegre (RS).

       Esse tipo de notícias, só demonstra o quanto a nossa sociedade está adoecida. O homem gosta tanto de falar sobre as suas conquistas por meio de pesquisas tecnológicas, de mostrar os avanços da ciência, no entanto tem um comportamento selvagem e primitivo. Tenho a sensação de que estamos vivendo uma época de barbáries, em que as pessoas perderam a noção e a responsabilidade de seus atos.

       O professor que é o segundo modelo de identificação da criança, acha-se com o direito de pegá-la pelo braço e obrigá-la a sentar. Se a menina não havia obedecido a sua solicitação, deveria ter lhe encaminhado para a direção ou chamar alguém que pudesse ajudá-lo. Parece bobagem pegar uma criança pelo braço, mas não deixa de ser um ato de violência. Existem formas de se fazer uma criança sentar na sala de aula.

     A atitude do professor demonstrou o seu descontrole emocional e o seu sentimento de impotência frente à aluna. Fico pensando o que essa menina poderia ter lhe suscitado, fazendo com que tomasse essa atitude que não condiz com a postura de um educador. Afinal, se fala tanto em combater a violência na escola e aquele que deve dar o exemplo, assume o papel de agressor.

   Não sei nem o que dizer a respeito do garoto de 15 anos que agrediu e matou o colega. Primeiro, ele não deveria estar ali, mas numa sala de aula ou em casa. Onde estão os pais desse garoto? Parece-me que o meio em que vive, as coisas se resolve na base da agressão. Obviamente, que estamos frente a um garoto com um transtorno de conduta grave, que precisa de um acompanhamento psicológico e psiquiátrico, para que possa lhe ser administrada uma medicação que contenha seus impulsos.

      Na minha percepção estamos vivendo o período da desumanização, da desvalorização com a vida, do descrédito com o ser humano. Precisamos retomar esses pontos com urgência e contribuirmos para que tenhamos uma sociedade mais humana, que as pessoas valorizem a vida, dizendo não para as drogas e para violência, que o ser humano volte a ser valorizado como pessoa, que possamos olhar para o outro não como nosso rival, mas como nosso irmão. Para tanto, é necessário que cada um faça a sua parte e não fique achando que tudo é responsabilidade do governo. É responsabilidade nossa também. Aqueles que viram o garoto discutindo com o seu colega poderiam ter chamado um policial da Brigada, assim talvez, tivessem ajudado a salvar uma vida.

    Quantos por ali passaram e nada fizeram. Será que conseguiram dar continuidade nos seus afazeres com a consciência tranqüila? Penso que sim, porque as pessoas hoje, só conseguem olhar para si e só sofrem quando a coisa lhes atinge ou atinge algum familiar. Infelizmente o ser humano está perdendo o seu lado humano e isso é muito preocupante.







Nenhum comentário:

Postar um comentário