Total de visualizações de página

sábado, 2 de abril de 2011

INSÔNIA: o problema de muitos

         Muitas pessoas se apavoram e até entram em sofrimento quando começa a se aproximar à noite, pois tem verdadeiro pânico porque não conseguem dormir. Isso é um problema que vem avançando na nossa sociedade e que precisa de uma atenção, devido ele ser indispensável, para manter uma  boa saúde física e mental.

        Para se ter um sono tranqüilo e reparador faz-se necessárias boas horas de sono.  Durante este período ocorrem importantes processos metabólicos, como a liberação de alguns hormônios – hormônio do crescimento, adrenalina, insulina entre outros. Também ajuda na preservação da imunidade e da memória, facilita a aprendizagem e o desenvolvimento da criatividade e contribui para diminuir o risco da depressão, pois o libera a produção da seretonina.

        Normalmente as pessoas acreditam que é necessário ter 8 horas de sono. Isso é muito relativo, depende de cada organismo. Tem pessoas que com 4 ou 5 horas de sono, ao acordarem estão dispostas para enfrentarem o dia. A média para os adultos fica entre 7 e 8 horas, mas cabe destacar que o importante na realidade não são o número de horas que a pessoa dorme, mas a qualidade do sono. Este precisa ser tranquilo, sem interrupções, ou seja, um sono reparador.

        Algumas pessoas apresentam dificuldade para dormir, devido um alto nível de ansiedade ou de estresse. Referem que custam adormecer e quando conseguem tem um sono agitado, acordando muitas vezes, mais cansado do que quando deitou.

        Por isso, é importante termos alguns cuidados à noite, para evitarmos problemas no sono. Vão aí algumas dicas:

       - Evitar refeições pesadas à noite;

       -  Não deitar com fome;

       - Evitar o uso da cafeína, nicotina e álcool;

       - Procurar não fazer atividade física à noite;

       - Só ir deitar quando estiver com sono;

      - Não ler e nem ver TV no quarto;

      - Criar o hábito de deitar sempre no mesmo horário;

      - Não ficar no computador até a hora de deitar;

      - Não ingerir muito líquido à noite;

      - Não ficar planejando tarefas para o dia seguinte, porque não consegue dormir;

      - Evitar barulhos e ruídos;

        - Não ficar solucionando problemas, enquanto o sono não vem;

        - Só ir deitar quando estiver com sono;

        - Procure deixar bem escuro o quarto para estimular o sono reparador;

        - Crie o hábito de fazer exercício respiratório;

         - utilize-se de técnicas de relaxamento.

         Caso você faça tudo isso e continue tendo problemas para dormir, deverá buscar a ajuda de um profissional para ver as causas da sua insônia. Lembre-se que não é recomendável tomar remédio para dormir por conta própria ou porque a vizinha toma. Algumas medicações acabam por tornar a pessoa dependente do remédio para dormir, como os benzodiazepínicos ( Lexotan; Valium, Rivotril, Lorax, etc...). Hoje já existem outras medicações, como os indutores de sono ou antidepressivos que não torna a pessoa dependente.

          Não aceite o remédio que o seu amigo lhe deu para experimentar, consulte o seu médico, pois nem sempre o que é bom para um, será bom para o outro. Não se coloque em situações de risco, porque não consegue dormir. Com um acompanhamento, você conseguirá resolver o seu problema logo.

2 comentários:

  1. Boa materia. Hoje estou postando em meu blog um capítulo no qual me refiro no remédio para dormi Rivotril. A médica da minha sogra disse que esta medicação não causa dependência se tomar apenas três gotas antes de dormir. Eu tenho minhas duvidas, pois, qualquer medicamento de uso contínuo é perigoso a saúde. Outro medicamento receitado pelo médico foi o olcadil 2 mg. Disse para mim que é apenas um relaxante muscular, será?

    ResponderExcluir
  2. Ronsales, como a minha formação é em psicologia, sempre sugiro ao meu paciente, quando necessário, que busque ajuda com um psiquiatra. Eles são as pessoas indicadas para prescreverem esse tipo de medicação e tirarem todas as nossas dúvidas. Se quiseres ler alguma coisa sobre essas medicações dá uma olhada no google, tem sites confiáveis. Talvez consigas tirar as tuas dúvidas. O que observo junto aos meus pacientes, é que os psiquiatras tem evitado prescrever medicações do grupo de benzodiazepínicos, mas isso varia de profissional para profissional.

    ResponderExcluir