Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DE RECONHECER SEUS ERROS

        Na condição de humano, vivemos cometendo erros e isso acaba por nos desestabilizar emocionalmente. Para que consigamos manter o equilíbrio emocional é necessário que o reconheçamos e possamos corrigi-los sempre que for necessário.

        Mesmo assim, vez ou outra, cometemos erros graves, que acabamos machucando o outro. A única forma de reparar isso é poder chegar até a quem você agrediu e pedir desculpas. Apesar de parecer algo tão simples, para muitos esse é o momento mais difícil, pois tomar uma atitude dessas é assumir para o outro que você errou, é desprender-se do orgulho, abrindo espaço para a humildade, demonstrando o seu arrependimento e procurando repará-lo.

        Assumir que erramos é mostrar que nos conhecemos, que sabemos que em alguns momentos saímos do prumo, mas que podemos retomar e viver livre de culpas. É não ficar se fazendo de vítima, para que os outros tenham pena. Às vezes assumimos esse papel, porque estamos carentes e queremos que nos acolham, nos mimem. Não nos damos conta que podemos ser acolhidos pelos outros, por termos uma atitude justa.

      Na maioria das vezes, nos deixamos ser levados pela ira, achando que somos donos da verdade, que a culpa é do outro e que por isso não temos nada a fazer. Cabe avaliarmos porque acabamos entrando no conflito. Se o outro nos agride, podemos nos afastar, não batendo de frente, deixando que ele reflita sobre os seus atos.

     Precisamos é viver em paz, mas para ter essa paz, é necessário que saibamos escutar a nossa voz interior, nos conhecermos, sabermos que erramos muitas vezes, que muitas desculpas terão que ser pedidas. Esse momento deverá ser compreendido, como uma oportunidade de repensar sobre os nossos atos. Assim estaremos dando a oportunidade do nosso eu crescer, ajudando os outros também a reverem suas atitudes.

     Lembremos que devemos fazer aos outros, o que gostaríamos que nos fizessem. Se ao sermos ofendidos, injustiçados, achamos que a pessoa que nos agrediu deveria pedir desculpas, façamos isso quando errarmos. Assim, poderemos servir de exemplo para os outros e contribuir para que tenhamos um mundo melhor. Não entre naquela, se os outros não fazem, eu também não faço. Todos nós somos responsáveis por fazer um mundo melhor, por isso, façamos a nossa parte, independente do outro fazer ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário