Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de abril de 2011

O QUE FAZER FRENTE AO TRANSTORNO DE PÂNICO

        Como a ansiedade é a doença dos tempos modernos, penso que é interessante falar um pouco sobre cada transtorno  que se encontra no grupo dos Transtornos de Ansiedade. O transtorno de pânico é um deles e deixa muitas pessoas assustadas, porque quando menos esperam, recebem o diagnóstico.

        É importante deixar claro que para ser considerado um transtorno, faz-se necessário a presença de alguns ataques de pânico, com certa frequência. Sendo que muitas vezes o transtorno se desencadeia pelo medo que a pessoa tem, de ter um ataque de pânico, em função dos sintomas que sente em seu corpo. Esses sintomas acabam por desencadear o aumento de ansiedade. Na medida em que esta aumenta, o medo intensifica e acentua os sintomas. Por isso, que se recomenda para a pessoa que sofre desse transtorno, que ela procure não prestar atenção nos sintomas. Sugere-se que faça exercício respiratório e tente desviar a atenção para outra coisa. Dessa forma, conseguirá obter o alívio dos mesmos.

       Pode-se pensar que o ataque de pânico esteja relacionado à dificuldade que a pessoa tem de vivenciar algumas situações do mundo real. Não é possível prever um ataque de pânico, ele pode acontecer a qualquer momento. Entretanto, estudos evidenciam que ele acontece mais quando a pessoa passou por um processo ansiogênico, como a perda de um familiar ou o rompimento de um relacionamento, aumento de responsabilidade, perdas financeiras; fadiga; síndrome de abstinência, etc...

       Os sintomas de um ataque de pânico são muito fáceis de serem confundidos com problemas de questões fisiológicas. Geralmente a queixa apresentada é: falta de ar; aceleração nos batimentos cardíacos; dor de cabeça; dor no braço; náusea; calafrios ou calor; dor no peito; suor nas extremidades (mãos e pés), sensação de estar sufocada. Esses sintomas lhe fazem acreditar que está tendo um ataque cardíaco ou que está ficando louca, deixando-a mais nervosa. Mesmo sendo sabedora de que se trata de um ataque de pânico e que no máximo dentro de 20 minutos os sintomas vão passar, ela sentirá a necessidade de consultar um médico, para ouvir dele, que se trata de um ataque de pânico.

       Esse transtorno gera um sofrimento psíquico significativo para a pessoa, por isso, é importante que aprenda a lidar com o problema. O ideal é que consiga identificar os seus medos e relacioná-los. Tendo isso sido feito, deverá verificar qual o seu comportamento frente a eles (evitação ou segurança). Lembre-se que a única forma de vencer o medo é enfrentando-o, por isso, pegue a relação de seus medos e comece a hierarquizá-los. Inicie por aquilo que lhe causa menos desconforto até chegar no que lhe gera mais desconforto. A seguir examine cada um deles, avaliando a racionalidade do seu medo, por exemplo: estou com um aperto no peito. Acho que estou enfartando. Análise racional: faz poucos dias que fez um check-up cardiológico e o médico me disse que não acusou nada nos meus exames, que estou bem. Já senti isso antes e nada me aconteceu. Isso não passa de uma crise de ansiedade, portanto, logo vai passar. Posso ir me acalmando, porque sei que não tenho nada.

      Para vencer o transtorno de pânico, assim como os demais transtornos de ansiedade, é recomendável um tratamento psicoterápico, utilizando-se da terapia cognitiva comportamental, que tem mostrado resultados bem eficazes. Faz-se necessário também, uma avaliação psiquiátrica, para verificar a necessidade do uso de medicação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário