Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de março de 2011

A GANÂNCIA

       Cada vez me convenço mais que a ganância faz com que as pessoas acabem se atrapalhando. Penso que devemos ter ambições, procurando crescer, progredir na vida, desde que, não para isso não precisemos transgredir os princípios éticos e moraes.

      Quem acompanha o meu blog, deve perceber que bato muito nesta questão da ética e da moral, porque percebo a cada dia, que as pessoas estão esquecendo o que é isso. Fico chocada ao ver que hoje cada vez mais as pessoas querem levar vantagem, arquitetando planos para se darem bem.

       O mais grave que vejo, é que isso está acontecendo com pessoas muito jovens, que ainda estão no processo de formação da sua personalidade. Não “curtem” a vida, porque passam horas do seu dia, planejando como vão fazer para se darem bem. Analisam com quais pessoas deverão se relacionar, a fim de se beneficiar. Acreditam serem muito inteligentes e estratégicos, a ponto de pensarem que as pessoas não percebem a sua jogada.

      Isso só denota o grau de adoecimento desses jovens, que subestimam a capacidade dos outros. A falta de crítica, a forma narcísica de funcionar, não lhes permite ver que não possuem a capacidade de controlar as situações, como tentam, por meio da sua onipotência. Na realidade, esses jovens só estão reproduzindo o funcionamento familiar.

      É lamentável que a sede de ganância que as pessoas vivem no mundo atual, esteja fazendo com que os laços de amizade acabem se desfazendo ou nem se formando, por não haver uma base sólida. Para a construção de qualquer relação é necessário a transparência, a honestidade, a confiança, o respeito, a tolerância, o afeto, a compreensão. Esses ingredientes básicos que deveriam se fazer presente na vida de qualquer pessoa, parecem terem sido retirados do mercado, sendo substituído pelo interesse, pelo egoísmo, pela mentira, pelo desrespeito, pela desonestidade, pela arrogância.

    Isso me assusta e até mesmo me preocupa, pois o que será desses jovens que logo mais estarão administrando o nosso país?

Nenhum comentário:

Postar um comentário