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quinta-feira, 24 de março de 2011

RECLAMAR É UM DIREITO SEU

       Como coloquei ontem, ainda é um número significativo de pessoas que não sabem como agir, frente a algumas situações. Com isso, as Instituições vão se aproveitando e fazendo o que bem entende com os seus clientes.

      O brasileiro tem a mania de achar que tudo se resolve com um jeitinho, que não vale à pena se incomodar, pois afinal, tudo acaba em “pizza” no nosso país. Porém, ao dizer isso, não percebe que as coisas acabam em “pizza”, porque permitimos que o final seja esse. Se nos posicionarmos, não formos tão permissivos e reagirmos nos posicionando frente a certas situações, com certeza, o fim será outro.

      Vou colocar algumas dicas que talvez possam ajudar algumas pessoas.

      1. Se o banco que você trabalha exigir que para baixar uma aplicação, conseguir um financiamento, você tenha que fazer uma operação casada, ou seja, adquirir um seguro, um título de capitalização ou qualquer outro produto que você não havia planejado, não adquira. Entre no site do Banco Central e faça sua reclamação. Posso assegurar que funciona, pois já tive um problema com um banco em que o gerente disse não ter pressa de estorna um valor que eu havia depositado em conta errada. Após eu fazer a denúncia, em 48h estava com o problema solucionado.

    2. Fique atento ao fazer compras em supermercado. Aqui em Porto Alegre, tem uma rede que toda vez que se chega ao caixa, tem-se uma surpresa. No mínimo um ou dois produtos são registrados com valor maior. Se você não está atento, você paga mais caro o produto, que foi anunciado por um valor inferior na prateleira. Não tenha vergonha de reclamar, se trancar a fila, o problema é do supermercado e não seu. Você só estará cuidando do seu dinheiro.

     3. Não compre aquilo que você não quer, só porque o vendedor lhe trouxe e disse que ficou bem ou que é a mesma coisa. Se você foi buscar uma mercadoria e não encontrou, você não é obrigado a comprar qualquer outra coisa para agradar o vendedor. A função dele é lhe atender.

    4. Pague o valor que você consumiu, não permita que as pessoas arredondem o valor para mais ou não lhe dê o troco correto, com a justificativa de que não tem troco. O troco é uma obrigação de todo o comerciante, taxista, cobrador ter. Não fique se desculpando por não ter dinheiro trocado.

    5. Se você buscou um atendimento dentro de uma Instituição e não foi bem atendido, reclame para a ouvidoria. Geralmente as pessoas tendem a dizer que não vai dar nada, pode até não dar, mas ao menos você não fica com aquele sentimento de indignação dentro de você. As Instituições só saberão onde estão falhando, se apontarmos os seus erros. Agora, não fique batendo boca com a funcionária que está lhe atendendo, geralmente existem canais competentes para resolver o problema.

    6. Ao ir fazer um exame de radiodiagnóstico, informe-se sobre o procedimento. Se é necessário alguma dieta, se vai fazer uso de contraste, etc. Lembre-se que você estará recebendo radiações ionizantes e que deve ter cuidado. Não fique agradecido se a Clínica lhe ligar para dizer que você tem que repetir o exame, por ter havido uma falha. Isso não pode acontecer. Faço esse alerta, pois há pouco tempo, vivi uma situação dessas. Fui fazer uma ressonância magnética, particular, numa Instituição que se mostra bastante preocupada com a excelência. No dia seguinte fui informada que teria que refazer, pois o funcionário esqueceu-se de me dar o contraste. Além de toda carga de radiação que me submeti novamente, tive que cancelar um turno de consultório. O valor que paguei do exame já era expressivo, se tornou maior ao cancelar meu consultório. Tinha todo o direito de cobrar danos morais, mas optei por sugerir a Clínica que seguisse a Portaria 453 do Ministério da Saúde que regulamenta as Instituições que prestam esse tipo de serviço, onde consta que em cada sala que é realizado o exame, deverá ter um manual de instruções. Obviamente que eles não me deram retorno.

     7. As escolas não podem expor os alunos na frente dos demais. Já presenciei várias vezes, educadores agredirem verbalmente alunos. Principalmente quando estão na direção. O aluno já está numa situação desconfortável e cada um que passa se acha no direito, de perguntar o que ele aprontou. O adulto deve conter a sua curiosidade e não constranger mais a criança/adolescente. Isto pode ser compreendido como violência. Fique atento, existe uma Lei que protege a criança. Não é porque ele errou, que temos que recriminá-lo.

    8. Quando lhe oferecem muitas facilidades ao fazer um negócio, informe-se antes. Existem pessoas que passam horas do seu dia ou do mês, planejando qual o golpe que vai dar. Não caia nessa. Não acredite em promessa de dinheiro fácil. Isso não existe.

   9. Cuidado com o que você coloca nas redes sociais. Não exponha a sua vida, hoje é muito fácil saber da vida de qualquer pessoa. Se você tem o hábito de participar de site de relacionamento, cuidado, você não sabe com quem você está falando. Procure se preservar, a sua vida não é pública.

    Essas dicas são básicas e até para alguns são óbvias, mas como o óbvio é muito subjetivo, ele precisa ser dito, pois sempre terá aquele que não sabe. Não fique constrangido de reclamar. Reclame sempre que se sentir prejudicado, não se preocupe com que os outros vão pensar. Preocupe-se em se sentir bem e de não se deixar enganar.

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