A falta de pensar, de se questionar, de se conhecer é que faz com que as pessoas acabem deprimindo. Quando isso acontece, por não conseguir conviver com a dor da depressão, optam por uma fórmula mágica e acabam usando o antidepressivo.
O uso de medicação, às vezes, é necessária para aliviar os sintomas. Porém, não elimina a necessidade de pensar as causas que desencadearam a depressão. As pessoas preferem somente eliminar o sintoma e não questionar o porquê da depressão. Com isso, ela acaba se tornando recidiva.
A partir do momento que o ser humano não consegue pensar sobre a sua existência, sobre a sua maneira de funcionar, acaba repetindo situações que lhe levam ao sofrimento. Coloca-se, muitas vezes, em situações que o deixam mal, reconhece que já a vivenciou em outro momento de sua vida, mas não compreende porque está repetindo a mesma coisa.
Talvez as pessoas não saibam que a nossa maneira de funcionar é determinada pelo nosso inconsciente. Isso as leva pensar que somos movidos pela razão. No entanto, as repetições que o colocam em “saia justa”, são coisas do inconsciente.
No momento em que se darem conta disso, ficarão mais atentos, espertos, pensarão mais, questionarão porque estão querendo agir de determinada maneira, o que o leva a fazer tal coisa ou a tomar determinada decisão. Após fazer essa análise, terá condições de tomar decisões mais acertadas. Com isso, conseguirá evitar situações constrangedoras, saberá lidar com maior flexibilidade nos momentos conflituosos, podendo até evitá-los. Prestará mais atenção nas pessoas que se relaciona, compreendendo os motivos pelos quais se relacionam, já que sabemos que acasos não existem em nossas vidas, e saberá a melhor maneira de lidar com elas.
Agora, se quiser viver com qualidade, sem maiores problemas, precisará dar uma maior atenção para o seu lado intelectual. Não é possível crescer como pessoa, sem refletir, sem aprimorar o conhecimento através da leitura, sem se analisar e ver as suas falhas, procurando corrigi-las e compreendendo a raiz das situações que vem repetindo. Essa é a única maneira possível de não ficar funcionando em circulo, sem sair do mesmo lugar. O crescimento do humano só ocorre quando ele apreende a funcionar em espiral, dando vazão aos seus pensamentos.