Total de visualizações de página

sábado, 10 de dezembro de 2011

RABUGICES

               Independente da idade, todos nós temos as nossas rabugices e perdemos um monte de tempo e de amigos, por causa delas. Reclamamos de coisas desnecessárias, ficamos brabos por bobagens, supervalorizamos algumas situações, implicamos com coisas que não nos pertencem e na maioria das vezes ao relatarmos os fatos, nos colocamos na condição de vítima. Isso é uma tendência do ser humano, projetar para o externo as coisas que são suas, dessa forma isenta-se da responsabilidade.

                Reclamar, achar que as coisas não estão boas, não concordar, não ter perspectivas, faz parte da rotina de algumas pessoas. Acreditam que tudo poderia ser melhor, se fosse diferente, porém não fazem nada para mudar. Passam uma vida toda resmungando, se revoltando, agindo de forma agressiva, sem questionar o motivo que as levam ser assim. Depositam a causa de suas rabugices nos outros, que não fazem as coisas como elas querem. Sentem-se preteridas quando as pessoas frustram suas expectativas, esquecendo que a expectativa é sua, que, portanto, ninguém tem obrigação de atendê-la.
                Esse tipo de pessoa sofre muito, pois é vitima de si mesma. Ninguém quer sentar a mesa de um fracassado ou de alguém que está sempre reclamando da vida, pois sabe que só ouvirá lamúrias. São pessoas que geralmente reclamam e fazem sempre as mesmas coisas, vivem em circulo, não saindo do mesmo lugar, ao invés de procurar levar a vida em forma de espiral ascendente. Com isso, afastam as pessoas de perto de si, passando a viverem isoladas, o que reforça essa forma negativa de funcionarem.
                Rabugice é a qualidade do rabugento, do impertinente, do mau humorado, daquela pessoa que está sempre procurando alguma coisa para reclamar, para implicar, para tirar o outro do sério, podendo isso se dar em função do seu descontentamento consigo ou com as escolhas que fez em sua vida. Em alguns casos, o mau humor pode ser sintoma de alguma patologia.
                O importante é que a pessoa saiba que é rabugenta e tente melhorar, procurando pensar antes de reclamar, de implicar, avaliando se realmente é motivo para isso. Uma das formas de mudar esse comportamento é estar atento aos seus pensamentos, analisar as suas atitudes, pedir um feedback aos amigos em relação a sua maneira de ser, solicitar que alguém lhe sinalize quando começar com as suas rabugices. Só assim, conseguirá mudar a sua maneira de viver, procurando manter relações saudáveis e  tendo uma vida mais prazerosa.
               
               
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário