Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2011

DEPRESSÃO SAZONAL

       É mais comum do que se pensa, nesta época do ano, as pessoas começarem a apresentar alterações do sono, apetite, irritação, ficar com o humor mais deprimido e isso pode estar associado às estações do ano ou a luminosidade do dia.

     Dias mais cinzentos levam, principalmente as mulheres, apresentam sintomas que caracterizam a depressão sazonal ou também conhecida como depressão de inverno. E por que isso acontece? Porque diminui a luminosidade, os dias ficam mais escuros, escurece mais cedo e com isso o nosso organismo produz menos Serotoninina e aumenta a produção da melatonina, hormônio responsável pela regulação do sono. Esse hormônio é produzido no escuro. Sendo assim, a depressão sazonal também pode ocorrer naquelas pessoas que trabalham em locais fechados, não vendo a luz.

     Os sintomas que caracterizam esse tipo de depressão são:

     - Apesar de dormir mais, a pessoa sente-se cansada e tem dificuldade de acordar de manhã;

     - Aumento de apetite. Passa a preferir comer alimentos na base do carboidrato e do chocolate;

     - Sente-se desmotivado, não tem vontade de fazer as coisas, chegando a verbalizar que parece não ter energia;

    - Mostra-se mais irritável, com baixa auto-estima, apático, agressivo;

    - A mulher que tem problema de TPM, nesse período, fica pior;

   - Podem ocorrer casos de a pessoa acordar cedo demais pela manhã, ter insônia e sentir-se intranqüila;

    - Também pode ocorrer ao invés do aumento de apetite, haver a diminuição do mesmo, seguido de perda de peso.

   Apesar de a prevalência desse tipo de depressão ficar entre os 20 e 40 anos, pode ocorrer em qualquer faixa etária, até mesmo em crianças.

   Esse tipo de depressão deve ser tratado basicamente com medicação, por se tratar de uma depressão biológica. Também é utilizada a técnica de Fototerapia, devendo essa técnica ser utilizada pelo médico. Em alguns casos, a pessoa sente uma grande melhora com essa técnica, podendo até mesmo dispensar o uso de medicação.

   Na fototerapia, a pessoa não precisa olhar diretamente para a luz, mas precisa ficar com os olhos abertos, visto o efeito da luz acontecer através dos olhos. A luz quando ativada com certa intensidade, manda sinais para a glândula pineal e esta diminui a liberação da Melatonina, liberando a Serotonina, que é o neurotransmissor responsável pelo nosso humor, apetite e energia. A falta de luz faz com que o cérebro pare de produzir energia e por isso a tendência de as pessoas quererem ficar mais tempo na cama, sem vontade de fazer nada.

    O importante é que as pessoas ao identificarem alguns desses sintomas, procurem apanhar sol, façam atividade física, abram as cortinas da casa, cuidem para manterem uma alimentação saudável e não se entreguem a depressão. É importante buscar ajuda, pois volto a salientar que nesses casos, o uso de medicação é importante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário