Total de visualizações de página

domingo, 12 de junho de 2011

A RELIGIÃO ENCOLHE O CÉREBRO - SERÁ ISSO UMA VERDADE?

       Tem coisas que eu não consigo calar, outro dia estava lendo sobre a pesquisa realizada pelo Centro de Saúde da Universidade de Duke (EUA), que concluiu que as pessoas religiosas têm o seu hipocampo diminuído com o tempo, semelhante ao que acontece com os portadores do Mal de Alzheimer.

      Para quem não sabe, o hipocampo é uma área do cérebro que está localizado nos lobos temporais e tem a função de reter a memória e a locomoção das pessoas no espaço.

      Penso que essa afirmação feita pela cientista Amy Owen é um pouco precipitada, pois a sua amostra de pesquisa foi de 268 pessoas (homens e mulheres), na faixa etária entre os 58 e 84 anos, com crentes e não crentes. A mesma justifica a escolha da faixa etária, dizendo que o objetivo da pesquisa era avaliar os efeitos da depressão no cérebro de idosos. Apesar de a pesquisadora reconhecer que a sua amostra é muito pequena, para fazer uma afirmação dessas, acredita que a pesquisa está no caminho certo.

      O que mais me deixou desconfortável ao ler a notícia, é a sua afirmação de que essa atrofia do cérebro se dá em função do estresse que as pessoas que tem uma religião sofrem, devido o conflito que se estabelece entre o seu comportamento e o que a igreja prega. Salienta também, o temor que essas pessoas possuim de serem punidas por Deus. Penso que essa cientista não tem uma visão muito clara sobre religião. Existem pesquisas na área da saúde que apontam que as pessoas que tem uma religião ao terem depressão apresentam um bom prognóstico e que muitas nem adoecem.

     Os argumentos por ela utilizados deveriam ser melhores analisados no meu ponto de vista. Afinal, o humano até poderá tentar seguir o máximo o que a Igreja prega em termos de comportamento, mas sabemos que somos falhos, finitos e que nunca conseguiremos ter o mesmo comportamento de Cristo. Seria uma infantilidade acreditarmos que um dia conseguiríamos agir como Ele. Essa dificuldade que o humano tem de fazer as coisas como Cristo, faz parte da própria criação, pois se fossemos perfeitos como Ele, Deus estaria se recriando através do humano.

      Acreditar que Deus castiga é outra distorção que as pessoas fazem e isso está muito presente no inconsciente coletivo. Não será fácil mudar esta cultura, mas precisamos mostrar que se Deus é amor, é um Pai de bondade, de generosidade e se reconhecemos isso,  como podemos acreditar que Ele seria capaz de castigar, de mandar o mal? O mal que o humano vive não é obra de Deus, mas do próprio humano, que para se isentar de sua responsabilidade e não ter que assumir o que fez, acaba projetando para Deus as conseqüências de seus atos. Afinal, ninguém vai confrontar Deus.

   Apesar de a Universidade de Duke ser muito conceituada, penso que deveriam aprofundar mais esse estudos, a fim de passar maior credibilidade. Fico com a sensação que a forma como foi divulgado o resultado dessa pesquisa, visa criar uma polêmica e até mesmo fazer, que aquelas pessoas menos esclarecidas acreditem nessa afirmação e acabem por abrir mão de sua religião.

    A religião sempre teve um papel importante na vida do homem, ela o centraliza, o estrutura, lhe passa valores e alivia as suas angustias. Parece-me que cada vez mais, algumas pessoas sentem a necessidade de incentivar o ateísmo, pois assim, ficará mais fácil de serem percebidos como Deus. Jung dizia que talvez quando Nietzsche disse: “Deus está morto”, na realidade, quisesse mostrar que Deus abandonou a imagem que o humano criou Dele, ou seja, o homem moderno tem procurado personificar Deus, através de seus inventos. Às vezes tenho a sensação que alguns cientistas estão competindo com Deus.

  O avanço da ciência é fundamental para a nossa evolução, mas não podemos aceitar como uma verdade o resultado desta pesquisa, pois falta sustentabilidade para fazer a afirmação que foi feita. Essa afirmação só terá validade quando a pesquisa for realizada em diversas partes do mundo, com um número significativo de pesquisados, caso contrário trata-se apenas de mais uma pesquisa. Espero que as pessoas que tem uma religião não abandone em função do resultado da pesquisa, pois com certeza não terão o seu cérebro diminuído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário