Total de visualizações de página

domingo, 5 de junho de 2011

O QUE NOS DIFICULTA LIDAR COM A DIFERENÇA

       Percebo o quanto é difícil para as pessoas conseguirem lidar com as diferenças. Qualquer coisa que aconteça, fugindo da rotina, é um problema para a maioria delas. Antes eu pensava que isso só acontecia com as pessoas de mais idade, mas nos últimos tempos, percebi que estava com uma percepção errada, pois acontece com as pessoas jovens.

      O diferente, o novo, ele gera uma ansiedade e um desconforto, por não sabermos como lidar e também porque foge do nosso controle. Quanto mais controladora for uma pessoa, mais ela sofre com as diferenças. Até porque acredita que a sua maneira de fazer as coisas ou de pensar é a correta. Jamais é capaz de questionar a sua forma de fazer ou de pensar, criticando e afirmando que o outro está errado. São pessoas que ficam fechadas no seu mundo e não buscam ampliar os seus horizontes.

    Nas pessoas de idade, isso é mais aceitável, por terem dificuldade de ser mais flexível, mas no jovem, penso que seja preocupante. Num mundo dinâmico como o que vivemos, não tem como ficar preso apenas aos nossos conceitos, aquilo que conhecemos. No entanto, é o que vem acontecendo com muitas pessoas, devido à falta de conhecimento, a falta de leitura.

    Hoje as pessoas passam muito tempo frente à internet, nos sites de relacionamento, no Orkut, no facebook, quando poderiam utilizar a internet, como uma forma de enriquecer seu conhecimento, buscando informações do que está acontecendo no mundo. Ler jornal, livro são hábitos que muitas pessoas não adquiriram, visto não fazer parte da cultura familiar. Com isso, acabam ficando empobrecidos em termos de conhecimento, acreditando que as coisas que vivenciam no seu pequeno mundo são verdadeiras.

    Na medida em que precisam enfrentar e lidar com o diferente, encontram dificuldades, não conseguem e acabam na maioria das vezes, se frustrando. Só que a frustração também ocorre naquele que espera ter um retorno nas colocações que faz, quando tenta estabelecer um diálogo, pois se dá conta da pobreza de conteúdo das pessoas. Testemunho isso no consultório e nas minhas relações, pois percebo a dificuldade que as pessoas têm de compreender o que é falado, de dar continuidade a um assunto, por não conseguirem refletir, abstrair as colocações feitas, por viverem num mundo muito concreto. É importante destacar que a capacidade de refletir e a abstrair independe do nível cultural da pessoa.Vemos pessoas com doutorado, mas com o pensamento concreto, buscando encontrar respostas prontas para os seus questionamentos.

    Se as pessoas continuarem fechadas no seus mundos, acreditando que aquilo que fazem e dizem são verdades absolutas e por isso não tem necessidade de conhecer, de pensar, de refletir,  sobre o diferente, não sei como se dará a comunicação daqui uns tempos, visto estarem fechados a novas idéias .




Nenhum comentário:

Postar um comentário