Total de visualizações de página

sábado, 11 de junho de 2011

LIBERAR O USO DA MACONHA

        Tenho ficado perplexa nos últimos tempos, quando ouço e leio o depoimento do nosso ex-presidente Dr. Fernando Henrique Cardoso, em que se mostra favorável a descriminalização da maconha, pois refere que o combate às drogas fracassou nos países do continente americano.

        Enquanto profissional da saúde, não consigo concordar com essa fala, pois todos sabemos dos prejuízos que a maconha causa na vida do indivíduo, sem falar que ela é a porta de entrada para as demais drogas. Quando afirmo isso, não estou sendo demagoga, por considerar incorreto o uso dessa droga, mas afirmo embasada em pesquisas científicas que comprovam que o usuário de maconha desenvolve uma dependência física e psíquica.

       A maconha também é conhecida como Cannabis Sativa ou Cânhamo e contém várias substâncias que produzem efeitos cerebrais. Os efeitos podem variar, dependendo da forma como a droga é usada (fumada ou tomada) e também da quantidade utilizada. Euforia, sensação de bem estar, quando for utilizada uma dose baixa, risos, sonolência, prejuízo na memória, confusão entre passado, presente e futuro, olhos vermelhos, pulsação acelerada, secura na boca, aumento da vontade de comer doce, desorientação, confusão, incoerência, medo, alucinações, delírios, estes são alguns sintomas que o usuário de maconha poderá apresentar.

      Além disso, a maconha pode ocasionar outros prejuízos, como: problemas de ordem respiratória, diminuição da imunidade, diminuição dos reflexos e por isso o usuário fica mais propenso a sofrer acidentes. Num estágio mais avançado, o indivíduo se afasta do convívio familiar, ficando trancado no quarto, para a utilização da droga.

                  
    Por isso, não consigo entender como que o nosso ex-presidente, que tem uma excelente biografia, que é um formador de opinião, vai para os meios de comunicação defender a liberação do uso da maconha, que provoca sérios prejuízos no cérebro como vimos acima.

   Fico pensando quais são os interesses que existem em liberar a maconha. Será que é de termos uma sociedade alienada, não pensante, desmemoriada, sofrendo da síndrome amotivacional que a maconha provoca? Não sei. O objetivo aqui não julgar se a fala do nosso ex-presidente está ou não correta, mas refletir sobre a mesma. Por isso, vou deixar que cada leitor faça a sua avaliação.



Um comentário: