Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de junho de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

       Estamos na semana do meio ambiente e daí a importância de nos conscientizarmos de algumas coisas, como por exemplo, não desperdiçar água e não poluir rios.

      O desperdício de água no Brasil chega a 70% e nas residências chega a 78%. É necessário que as pessoas se lembrem que economizar água não é apenas um ato de inteligência, mas também um benefício que está fazendo para si, para os seus e para o mundo.

      Para isso, não precisa muita coisa, basta termos consciência de que não precisamos ficar horas com o chuveiro ligado, que ao lavarmos uma louça não precisamos deixar a torneira aberta, enquanto estamos ensaboando, que não precisamos lavar a calçada ou o pátio todos os dias com mangueira, nem os carros no final de semana. São mudanças de hábitos que precisam ocorrer, para tanto, basta às pessoas quererem.

     Outro ponto que as pessoas precisam ficar atentas é quanto ao fato de jogarem lixo nas ruas. Confesso que fico chocada quando vejo pessoas fazerem isso, pois muitas vezes estão muito próximos de uma lixeira. A meu ver, isso só demonstra o quanto o nosso povo é mal educado e sem responsabilidade. Afinal, todas as vezes que temos essa atitude, estamos colaborando para o alagamento da cidade nos dias de chuva e aí quando isso acontece, a primeira coisa que fazemos é responsabilizar a prefeitura. Esquecemos que nós fomos os responsáveis por essa situação.

   Jogar lixo nos rios é outra coisa absurda, mas aqui em Porto Alegre, isso é bastante comum. Não posso falar do resto do Brasil, pois não sei. A deteriorização dos rios, lagos e oceanos ocorrem em função da poluição e contaminação por poluentes e esgotos. E por incrível que pareça, o responsável por isso é o humano que na sua forma egoísta de viver, não se preocupa com os prejuízos que causa à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração que oferece para ela sem nenhum controle.

        A partir do momento que cada um fizer a sua parte, evitando o gasto desnecessário de água, não poluindo os lagos, rios e oceanos, teremos um mundo melhor. Para isso, basta assumirmos que temos que fazer a nossa parte e ajudarmos aquelas pessoas que tem  mais dificuldade de compreender a importância da sua colaboração para com o meio ambiente, a entenderem que se não agredirem a natureza ela e os seus poderão ter uma melhor qualidade de vida.











Nenhum comentário:

Postar um comentário