Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de julho de 2013

CUIDE DAS SUAS EMOÇÕES

   Cada vez mais está evidenciado que somos seres emocionais e que todos os nossos pensamentos passam por nossas emoções, portanto, precisamos estar atento, para que elas não venham causar nenhum prejuízo para o nosso corpo.

   É comum pessoas que estabelecem uma forma desarmônica de se relacionar com o mundo, virem a desenvolver doenças, enquanto que as pessoas que conseguem manter-se em harmonia, apesar de experienciarem as mesmas vivências e conviverem com o mesmo mundo,  não sofrem nada. Claro que sabemos que a percepção de cada pessoa se dá a partir da sua história, das suas vivências, dos seus modelos de identificação e não podemos esquecer que somos seres singulares, por isso reagimos de formas diferentes frente aos mesmos fatos.

  Como o humano é constituído por três instâncias, mente, corpo e espírito, essas precisaram funcionar de forma homeostásica, caso contrário,não haverá equilíbrio.  Como todos sabem, o comando de nosso corpo se dá pelo nosso cérebro e quem ajusta o nosso espírito é a nossa mente, por meio dos nossos pensamentos. Sendo assim, pensamentos desarmônicos como de raiva, mágoa, tristeza, ódio, ansiedade, inveja, etc, vão “balançar” com a harmonia de nosso espírito.

            
  Quantas não são as vezes que ficamos guardando mágoas ou rancores de alguém, só porque nos disse algo que não nos caiu muito bem. Isso quando não estabelecemos um diálogo interno e ficamos ampliando e supervalorizando o fato ocorrido, sem percebemos o mal que estamos fazendo para o nosso corpo, porque  é daí que surgem as somatizações e as doenças psicossomáticas.

  A somatização se dá quando não há a presença de sintomas clínicos, comprovado por meio de exames, ao passo que nas doenças psicossomáticas, encontram-se sintomas que foram desenvolvidos por questões psicológicas.

    Nas somatizações a pessoa apresentará sintomas que poderão levá-la a achar que está com alguma doença clínica, por exemplo, dor forte no peito. O indivíduo acredita que está com algum problema cardíaco, mas ao visitar seu médico vê que o seu sistema cardiológico encontra-se funcionando muito bem. O sintoma que apresenta, é a dor clássica da angustia.

   Várias são as doenças psicossomáticas, onde o fator psicológico contribui para o desenvolvimento da doença clínica, entre elas temos: asma brônquica, rinite alérgica, síndrome do cólon irritável, diabetes, hipertensão arterial, arritmia, hiper ou hipotireoidismo, ulcera gástrica, urticária, herpes, vitiligo, caspa, artrites, lúpus, psoríase, fibromialgia, enxaqueca, entre tantas outras.

    Sendo assim, parece que o mais prudente seria mudarmos a maneira de olhar para o mundo e o que o cerca, já que não temos como transformá-lo. Ressignificá-lo dentro de nós, mudar a forma de olhar para ele e compreender que não temos como mudar as pessoas, isso é possível, entretanto, não é uma tarefa muito simples de se executar, porém, possível.      


Nenhum comentário:

Postar um comentário