Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de julho de 2013

NARCÍSICO

   Cada vez mais o narcisismo está presente em nossa sociedade, à necessidade que as pessoas têm de tornar a sua vida pessoal pública é algo que chama atenção.

  O narcisista é aquela pessoa voltada para si, que acredita que tudo gira em torno da sua pessoa. É comum ouvirmos as pessoas o classificarem como aquele que se percebe lindo, que se acha o máximo, que acredita que o mundo deve sustentá-lo, que todo mundo tem que servi-lo, só aceita que falem bem da sua pessoa, que apontem os seus pontos positivos. Busca apoio junto às pessoas, se mostram joviais, alegres, de bem com a vida. Tudo isso, na realidade, está a serviço de esconder a sua carência, o seu sentimento de menos valia, o quanto se acham feios, por não conseguirem perceber seus aspectos positivos.

  O narcísico nos leva a lembrar do que dizia o poeta russo Josseph Brodsky, ou seja, a presença de falsos sentimentos é algo comum nos seres humanos, e quando se tem um número grande deles juntos, a tendência de falsos sentimentos assomarem aumenta exponencialmente.

  Na sociedade atual, em que as relações pessoais estão se perdendo, pois as pessoas preferem se relacionarem por meio das redes sociais, fica evidenciada a presença da cultura narcísica, onde encontramos pessoas carentes, com adolescência tardia que acaba dificultado para assumir sua vida pessoal e profissional, retardando a capacidade de assumir a maternidade ou paternidade. Desperta medo nas pessoas de ficarem velhas, fazendo com que busquem recursos para esconder as marcas que o tempo vai deixando, porque temem serem ridicularizadas ou não aceitas pela sociedade. Com isto, não percebem, que estão mostrando uma alma extremamente infantil e carente inserida num corpo adulto.

  Essa carência exacerbada que toma conta do narcísico é que o torna incapaz de ver o outro, porque o seu desejo constante de ser amado, de ser reconhecido é que exige que o mundo lhe dê um amor incondicional, tornando-o cego para qualquer outra possibilidade, que não seja a sua pessoa.


  A solidão é um sentimento muito forte na vida do narcísico, porque ele não consegue estabelecer amizades verdadeiras, que permaneçam em sua vida, devido a sua maneira de funcionar, no fundo, ele se torna algoz para ele mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário