Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A DIFICULDADE DE ACEITAR-SE

           O sofrimento de muitas pessoas se dá em função das dificuldades que têm de aceitar-se, de conviver com as suas limitações, com as diferenças, com os fracassos e indiferenças. Estabelecem comparações, pois assim alimentam seus sofrimentos.

         Ter consciência de que somos seres limitados e finitos é fundamental, para que consigamos conviver e aceitar aqueles pontos que gostaríamos que fossem diferentes, mas que infelizmente não conseguimos mudá-los, mesmo tentando.

         Aceitar-se não é dizer “sou assim e não vou mudar”, mas sim assumir tudo o que sente, percebe e faz, avaliando os pontos que acha bom e reconhecendo aqueles que precisam ser modificados, para se tornar melhor enquanto ser.

       Aceitar-se não significa passividade, conformismo, resignação. Trata-se de um processo que inclui o desejo de mudança em todos os aspectos que forem necessários. É conhecer-se, a fim de se compreender melhor, indo à busca de seu crescimento, aceitando desafios. É gostar de si, para não ficar se culpando quando cometer erros e ter forças para lidar com as dificuldades. É procurar dar o melhor de si em cada coisa que faz, sem ficar se cobrando de forma negativa ou criando expectativas fantasiosas.

     Em suma, aceitar-se é ter a clareza de que somos seres únicos, diferentes, apesar de estarmos interligados com tudo e que nos encontramos em constante transformação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário