Total de visualizações de página

domingo, 8 de setembro de 2013

O HOMEM-ORQUESTRA

  Outro dia folhando um livro encontrei essa expressão “homem-orquestra”, que me chamou atenção e fui ver do que se tratava. Achei interessante, até por me identificar, pois se trata daquela pessoa que não anda, pois está sempre correndo, com uma série de coisas a fazer. Realiza as tarefas com rapidez e mantém esse comportamento agitado em várias situações.

  São pessoas que tem dificuldade de lidar com a lentidão do outro, tornando-se impaciente frente às situações que lhe exigem ter que esperar, como nos casos de engarrafamento no trânsito, na fila do banco e por aí vai. Tem dificuldade de entender como as pessoas demoram tanto para fazer algo, o que lhe deixa angustiado.

 Dentro das empresas, o homem-orquestra é muito visado, pois ele é multitarefado, ataca em todas as pontas. Não percebe que se estressa muito mais do que os outros, porque acredita que tem que dar conta de tudo e se sente importante agindo assim. Não ganha nada a mais por isso, nem mesmo, às vezes, reconhecimento, o que importa é se sentir  útil.

   Vivemos num mundo que cada vez mais as coisas estão acontecendo de forma muito rápida e dinâmica, exigindo-nos um pique acelerado, se não quisermos ficar para trás. Claro que isso vai depender do funcionamento e da personalidade de cada pessoa.

 O homem-orquestra é aquele que vive de forma impaciente e acredita que tudo é urgente na sua vida. Na vida profissional, geralmente, é muito produtivo, porque não consegue ficar parado. Percebe o ócio como algo frustrante. Quem o observa, será capaz de afirmar que está sempre sobrecarregado, algumas vezes até está, porque assume tudo o que lhe pedem para fazer. Sofre da síndrome da “falta de tempo”, está sempre correndo contra o relógio. A agitação não se resume a vida profissional, mas na pessoal também. Dorme pouco, come de pressa, isto quando come, pois comer é percebido como algo não produtivo. São pessoas diretas, que não perdem tempo fazendo rodeios e não respeitam os limites que seu corpo lhe dá.

 Normalmente, este tipo de pessoa tem dificuldade de eleger prioridades e limitações nas tarefas. Está sempre disposto a fazer tudo o que lhe solicitam, mesmo que para isto, precise correr um pouco mais, aumentando a velocidade para desenvolver as tarefas.

 São pessoas hiperativas, que tem a dificuldade de renunciar a realização de alguma tarefa, sentindo-se culpado quando precisa, realmente, renunciá-la. São capazes de pensar e fazer várias coisas diferentes de forma simultânea, o que lhes dá o cognome de “homem-orquestra”.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário