Total de visualizações de página

domingo, 22 de setembro de 2013

COMO ESTAMOS ADMINISTRANDO NOSSA VIDA?

    Dificilmente para-se para avaliar a forma que administramos a vida, porque a correria é tanta, que não sobra tempo para isso. Também, porque, muitas vezes, acreditamos que não teríamos como fazer diferente, afinal, o nosso destino foi traçado no momento que nascemos.

   Será que foi mesmo? Como não acredito em destino, penso que não. Percebo essa colocação, como uma bela forma de isentar-se da responsabilidade das escolhas feitas. A tendência do humano é projetar para o externo tudo aquilo que lhe desconforta, nada melhor do que o destino para justificar as coisas que não deram certo na vida.

    A vida precisa ser administrada e gerenciada, tendo sempre claro qual a nossa missão, os nossos valores, os nossos objetivos e o que iremos fazer para alcançá-los. Se não tivermos esse cuidado, provavelmente não teremos êxito, pois ela poderá tomar qualquer rumo. Isto tem acontecido muito na vida das pessoas, pois não é incomum, chegarem a nossos consultórios sem saber o que as levou a tal situação de sofrimento e dor.

    O primeiro ponto que contribuiu para isso é a falta do autoconhecimento, pois se não sei quem sou, muito menos saberei a serviço de que estou nesse mundo. Para obter-se o autoconhecimento, é necessário aprender a não se deixar mover pelo inconsciente coletivo, mas sim, viver o seu processo de individuação. Desta forma, conseguirá escutar o seu eu interior e seguir o que ele lhe diz, sem prender-se às imposições colocadas pela sociedade.

   Por meio do processo de individuação, o indivíduo consegue viver em equilíbrio e harmonia consigo, consequentemente, com os outros também. O grande problema que temos no mundo atual é a competição, onde cada um tem que ser e ter mais do que o outro, com isso, não sobra tempo para analisar e avaliar a forma como está conduzindo sua vida.

     Aquele que privilegia o ter, muito pouco tempo sobra para ser. Precisa correr muito, em busca de seus objetivos, de suas conquistas, esquecendo que essas, na maioria das vezes, são efêmeras.


    Administrar a vida é cuidá-la, dando o seu devido valor, respeitando-se enquanto ser, não se deixando levar por esse ter desenfreado que tem tomado conta de muitas pessoas.

Um comentário:

  1. "Aquele que privilegia o ter, muito pouco tempo sobra para o ser". - fatídico.

    ResponderExcluir