Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O QUE ESTÁ POR TRÁS DO CONSUMISMO?


     Muito se fala nessa questão tão presente em nossa vida que é o consumismo, mas não são todas as pessoas que gostam de abordar ou refletir sobre esse assunto, porque o consideram desagradável.

   Sempre que precisamos pensar sobre algo é desagradável, cansativo, chato e por vezes até nos dá dor de cabeça, principalmente se é algo que está relacionado com o nosso comportamento. Não estamos acostumados a pensar sobre a maneira como funcionamos, preferimos fazer o que todo mundo faz e justificar quando nos colocamos numa situação delicada, responsabilizando, geralmente, terceiros.

   Consumir é algo prazeroso, gera uma sensação de poder, de autonomia, de satisfação, porém precisa ser feito de forma consciente, para que as pessoas não acabem se endividando. Só que isso não é algo que preocupe as pessoas nos dias atuais, elas precisam consumir, mesmo sabendo que o orçamento está super justo ou até mesmo estourado.

   O que leva as pessoas a terem esse tipo de comportamento? Vários são os motivos que podem ser apontados. Vivemos num mundo capitalista, onde o que prevalece é o ter e as pessoas acreditam que para serem reconhecidas, valorizadas, respeitadas elas precisam ter. Isso claro está relacionado aos sentimentos de menos valia, de autoestima rebaixada, medo de não ser valorizada ou reconhecida, não ser aceita pelo grupo.

    O consumismo tem a função, muitas vezes, de preencher o vazio interno que a pessoa sente e que lhe causa desconforto. Acredita que ao consumir conseguirá suprir essa falta, sem perceber que esse vazio é bem mais profundo e que não poderá ser preenchido com coisas materiais, pois provavelmente são lacunas que se formaram lá no início de sua vida. Só que parar e pensar sobre isso é difícil e dolorido, então se torna mais fácil sair e comprar tudo o que encontra pela frente. Entretanto, a satisfação que obtém através do ato de comprar é passageiro e logo termina, podendo tornar-se, inclusive, um problema, se o valor gasto ultrapassar o seu poder de compra.

  Sabe-se que também existem fatores fisiológicos que contribuem para o comprar impulsivo e/ou compulsivo, pois algumas áreas de nosso cérebro apresentam alterações e também o prazer da compra provoca a liberação de dopamina que é um neurotransmissor que tem como uma de suas funções gerar a sensação de prazer.

 Portanto, as causas do consumismo são multifatoriais e devemos ver e entender no seu todo. Refletir sobre esse tipo de comportamento é fundamental, para quem quer se livrar desse problema e se libertar das dívidas.


           
           

           


3 comentários:

  1. Excelente texto.
    As próprias relações humanas já estão "coisificadas". Não acreditos que chegamos a tal ponto...

    A propósito: gostei muito deste blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que tens feito vários comentários e quero me desculpar por não responder, mas é por pura falta de tempo. Agradeço-os.
      Infelizmente os valores do humano estão muito invertidos, as pessoas estão deixando o seu lado humano de lado e isto me preocupa.
      Obrigada pela sua participação, continue! abraço

      Excluir