Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de setembro de 2013

SER LIVRE

        Liberdade é algo que maioria das pessoas deseja ter, entretanto, encontram dificuldade para conseguir ou quando conseguem, não sabem o que fazer com ela.

             Mas afinal, o que é ser livre? Ser livre é algo subjetivo, cada pessoa terá a sua maneira de interpretar e de compreender a liberdade. Podemos pensar que esta se dá a partir da superação dos obstáculos, das limitações, da necessidade de controlar, de dominar, de impor a sua vontade.

            Libertar-se é viver sem pressões, no entanto, muitas vezes, estas são colocadas pela própria pessoa, por achar que os outros lhe cobram, lhe exigem, mas isso só existe no seu imaginário. Porque, na realidade, quem cobra e exige é a própria pessoa, porém projeta para os outros, para que se torne menos sofrido. É aceitar as coisas como se apresentam, sem ficar conjeturando que poderia ser diferente, pois isso só lhe leva ao sofrimento, inibindo a sua capacidade de viver intensamente o momento presente, por estar remoendo algo que não tem como mudar.

           Ser livre é saber aceitar o outro sem preconceitos e sem fazer julgamento. É caminhar na conquista de algo maior, é se comunicar, é trocar, é doar-se.


            Ninguém se torna livre de um dia para outro, visto ser um processo e como todo processo precisa ser construído, de forma constante e ininterrupta de avanços, de recuos, de medos, de inseguranças, de decisões, de descobertas, de coragem, pois só assim, conseguirá ampliar suas perspectivas e ações, a fim de se tornar um ser livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário