Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

DOIS INGREDIENTES NECESSÁRIOS PARA VIVER BEM

   Parece tão difícil viver bem, numa época em que somos bombardeados, diariamente, por notícias de violência e de crises, fazendo com que fiquemos imersos nessas preocupações e acabemos esquecendo o principal que é viver.

    O grande problema que se percebe é o quanto as pessoas estão negativas, enxergam tudo de forma pessimista, sem se dar conta que isto inibe a sua perspectiva de crescimento e desenvolvimento, pois ficam centradas nos problemas e não conseguem ver que em toda situação, sempre existem dois lados; o negativo e o positivo. Isto fica esquecido, porque hoje, as pessoas cada vez correm mais, andam sempre cheios de urgências, em busca de mais recursos e com menos tempo para viver. Assumem inúmeros compromissos e depois encontram dificuldades para cumpri-los, acabam por se estressarem, viverem mal ou deixam de viver. Não se dão conta, que nada disto adianta se não souberem viver.

    Para viver bem, não se faz necessário muita coisa, apenas dois ingredientes básicos: ser positivo e ter bom humor. Mas será isto tão simples assim? Para algumas pessoas, talvez não, porque não conseguem ter um olhar otimista para vida, por não confiarem na sua própria capacidade e talento para ver possibilidades e soluções para as situações que lhes afligem.

    Assim como temos a capacidade de criarmos os problemas, pois como todos sabem, nós somos os únicos responsáveis pelas coisas boas e ruins que nos acontecem, podemos usar esta capacidade para criar, elaborar alternativas novas, que solucionem os problemas que desenvolvemos.

     O bom humor e o riso tem um grande efeito terapêutico na vida das pessoas, apesar de parecer terem sumido, pois é comum encontrarmos pessoas resmungando e reclamando de tudo, na maior parte do tempo. Rir de si mesmo é algo extremamente saudável e contagiante; o riso não só faz bem para os outros, mas para a própria pessoa. Olhar a vida com bom humor é ver o que ela nos oferece de positivo, mesmo quando tudo parece ser negativo. É valorizá-la, é agradecer por poder contagiar com sua alegria os demais, é deixá-la fluir com naturalidade, sem querer forçar situações.



Um comentário:

  1. Concordo com todas as suas palavras. Seria bom se pudéssemos resgatar aquele humor à moda antiga: saudável, leve, aquela ironia inteligente... Mas houve expressiva infantilização e/ou erotização exagerada do humor, após os anos 90, fenômeno que culminou nessa grosseria e nessa enxurrada de piadas óbvias.

    ResponderExcluir