Total de visualizações de página

sábado, 14 de janeiro de 2012

CUIDADO COM...

             Cuidado com aquelas pessoas que desde o primeiro momento se mostram muito agradáveis, falantes, alegres, animados, tornado-se íntimos da pessoa a partir do primeiro contato. Mostram-se felizes, centrados, demonstrando uma pseudo autenticidade. São atenciosos, cativantes, disponíveis, desinibidos, prestativos, pois você poderá estar em frente de uma pessoa acometida de um Transtorno de Personalidade Antisocial.

É comum essas pessoas observarem as características de quem está se relacionando, as suas preferências e referirem ter o mesmo gosto. Por vezes, procuram impressionar, usando um vocabulário rebuscado, pois assim passam a idéia de uma pessoa culta e inteligente.
            Pessoas portadoras dessa patologia normalmente demonstram ser interessantes, sedutoras, capazes de conquistar qualquer pessoa, principalmente as mulheres, que se encantam com a sua maneira afável de tratar. A partir do momento que consegue conquistar sua vítima, ele muda completamente seu comportamento, tornando-se agressivo, violento, sendo capaz de infernizar a vida da pessoa. São pessoas que não toleram a frustração e que não se envolvem emocionalmente com o outro. Suas relações são pautadas em cima de seus interesses, ou seja, obter vantagem.
            Quando se depara com algum problema, age de forma impulsiva, por não conseguir lidar com ele, visto a sua dificuldade de refletir. Preocupa-se apenas com o seu bem estar, em levar vantagens e está sempre pensando como poderá se beneficiar do outro. Geralmente após ter adquirido a confiança da pessoa com quem está se relacionado (afetivamente ou amizade), pede-lhe um dinheiro emprestado ou que compre alguma coisa para ele, pois está com alguma dificuldade financeira, que surgiu inesperadamente, por culpa de um terceiro. As histórias contadas são as mais variadas para tirar dinheiro do outro e são contadas de forma muito convincente. Por vezes, chegam a pedir para que a pessoa faça um empréstimo, garantindo-lhe pagamento, mas obviamente que isso nunca ocorre, até porque ele cria uma situação para se afastar, despertando na pessoa o sentimento de culpa.
            Ao conseguir o seu objetivo, que geralmente está relacionado a questões financeiras e a poder, o antisocial se afasta indo à busca de uma nova vítima. Portanto, fique atento quando perceber que a pessoa que acabou de conhecer tem esse tipo de comportamento, a fim de evitar problemas futuros.
É bastante comum convivermos por um tempo com esse tipo de pessoa, de admirá-la, desenvolver um carinho e até mesmo amá-la, mas depois, o sentimento acaba se transformando em ódio, não querendo mais nenhum tipo de contato. Algumas pessoas conseguem se livrar logo, mas outras não, chegando a correr risco
O antisocial não demonstra nenhum senso de responsabilidade. Aqueles que casam geralmente traem as esposas, quando não se separam, indo à busca de uma nova mulher para explorar. Ele jamais é leal em seus relacionamentos e nem mesmo as suas ideias. Não consegue perceber o seu comportamento, projetando para os outros, toda sua conduta inadequada, devido não conseguir julgar de forma adequada os seus atos.

Esse tipo de pessoa está presente em todas as cidades, em todas as classes sociais, não sendo percebido pelos outros, como um portador de um transtorno grave de personalidade, mas sim como um aproveitador, vigarista, golpista, estelionatário.
O Transtorno de Personalidade Antisocial não é um diagnóstico fácil de fazer, visto a forma como eles vão contando sua história. A mentira é uma característica do antisocial, que fica muito incomodado quando é confrontado, pois acha que as pessoas acreditam cegamente na sua fala. A partir do momento que é desmascarado, fica furioso, podendo tornar-se violento não só com palavras, mas também fisicamente.
A prevalência dessa patologia se dá nos homens, mas também existem mulheres antisociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário