Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

INICIANDO O ANO


       Mais um ano inicia e com ele as esperanças se renovam ou as decepções se fortalecem. Não temos como negar as coisas que vivemos no ano anterior, pois afinal, foram experiências de vida que adquirimos e que faz repensar o futuro. É por meio da elaboração do que vivemos ontem, que conseguimos caminhar para o amanhã.

    Não se pode ficar lamentando aquilo que não aconteceu no ano anterior, mas que tanto queríamos, já que isso não leva a lugar nenhum. Precisamos olhar para o ano que terminou e analisar os motivos que fizeram com que ele fosse bom ou não, o que poderíamos ter feito diferente e não fizemos. Somente assim, pode-se compreender e aceitar que a maneira de viver a vida trata-se de uma escolha feita por cada pessoa. Portanto, não pode ser percebida como um acidente ou uma casualidade, porque cada pessoa é responsável pela forma que vive.

    Quando se fala que a pessoa é responsável pelas suas escolhas, não quer dizer que ela não poderá se arrepender. Poderá e terá que conviver com isso. Talvez o ato de se arrepender, seja uma oportunidade para que ela possa compreender melhor o que está fazendo, o que fez por vários anos em sua vida, as situações repetidas que vivenciou ou vivência e consiga dar um basta em tudo isso.

     Não é fácil romper com essas repetições, porque é assumir que: sou eu que procuro e permito ser agredida, que sou eu que me coloco em situações de submissão, que sou eu que tenho dificuldade de me relacionar com o chefe, os colegas de trabalho e os familiares, que sou eu que criei as situações de endividamento, que eu criei o mundo de fantasias que vivo, que eu me coloco em situações de risco. No entanto, é importante que se tenha essa consciência, pois só assim se consegue romper esse ciclo de repetições que vive e buscar novas situações que lhe permitam ver a vida de outra maneira. Conscientizando-se que não precisa ficar presa a situações passadas, que lhe geraram sofrimento, que pode ter um novo olhar e entendimento sobre as coisas que lhe acontecem. Portanto, talvez agora seja o momento de avaliar ou reavaliar as situações que está repetindo em sua vida e procurar se livrar delas, mesmo que isso, inicialmente lhe gere sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário