Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ECONOMIZAR É NECESSÁRIO

          
             A etiologia da palavra economia vem do latim oeconomia  e do grego oikonomia, que significa “administração de uma casa”, de oikos “casa” e nomein que  é “gerenciar , colocar em ordem”. Portanto, quando falamos que é necessário economizar, falamos em colocar em ordem os nossos gastos, as nossas finanças.

            Isso não quer dizer que não devemos gastar, claro que devemos e precisamos fazer o dinheiro circular, até porque dinheiro é energia, mas também precisamos reservar uma parte do que ganhamos em alguma aplicação. Guardar dinheiro não quer dizer que tenha que ser apenas para uma situação de doença, como pensavam nossos ancestrais. Pode ser para uma reforma na casa, viagem, compra de um móvel ou imóvel, até para quitar alguma conta quando o nosso orçamento fica mais apertado. Isso vale muito para o profissional liberal, que nesse período de férias, tem a sua receita diminuída, mas suas contas são as mesmas.

            Escuto muito as pessoas dizerem que não conseguem economizar porque não sobra, que pelo contrário, às vezes são obrigadas a lançar mão do cheque especial ou empréstimos. Quando isso acontece tem que parar e verificar para onde está indo o seu dinheiro. Provavelmente você esteja gastando demais, nesse momento é indispensável rever a sua planilha de contas fixas e variáveis. Após fazer a análise dessas, verifique o que pode cortar temporariamente, até ajustar as suas finanças.

            É bastante comum quando propomos isso, as pessoas se colocarem na condição de vítima, dizendo que trabalham tanto e não podem fazer o que lhes dá prazer. Alguns são tão catastróficos ao ponto de dizerem que aí é preferível não viver. Não é para tanto! Basta você saber lidar com o seu dinheiro.

            Adquira o hábito de colocar na sua planilha de contas fixas, um valor a ser aplicado, como se fosse uma conta a pagar. Não importa que seja um valor baixo, o importante é apreender a economizar. No início pode ser difícil, mas depois que for vendo o seu dinheiro aumentar, você pega o gosto e lamenta não ter feito isso antes.

            Essas dicas e muito mais, você terá acesso no livro que estou organizando com outros profissionais, sobre endividamento e se tudo correr bem, até o final desse semestre estaremos publicando. No momento certo, informarei o nome do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário