Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

TENHA CUIDADO COM O DINHEIRO ABSTRATO

               
          Dinheiro abstrato?Sim, refiro-me as transações feitas por meio dos cartões, que na maioria das vezes as pessoas não lembram que o cartão de crédito e de débito é dinheiro e saem gastando descontroladamente.

            Para esse tipo de dinheiro, não existe tempo e nem espaço, pode ser usado mesmo quando fazemos compra em outro estado ou pais, por meio da internet, sem ter que sair de casa.

            Essa facilidade, se não utilizada de forma correta, poderá causar um rombo nas finanças de quem utiliza. O cartão de crédito e de débito ao invés de ser um facilitador, poderá se tornar um problema, pois algumas pessoas compram sem lembrar que dentro de trinta dias estará chegando à fatura do cartão e que precisará ter dinheiro para quitar o valor total. Caso pague apenas, o valor mínimo, correrá o risco de entrar numa ciranda financeira, difícil de sair depois.

            Muitas vezes as pessoas compram no cartão de crédito por não ter disponível o valor da compra. Nesse caso, antes de comprar seria interessante pensar se nos próximos trinta dias terá aquele valor para pagar. Só que esse questionamento dificilmente as pessoas fazem, pois o importante, naquele momento, é comprar. No entanto, quando chega à fatura, como foram feitas várias compras ou pagamentos no cartão, muitas vezes sem nenhum tipo de controle, inicia o problema de muitas pessoas.

            A facilidade de pagar com o cartão de débito também tem se tornado um problema para as pessoas que compram de forma impulsiva e ou compulsiva. O cartão permite que a pessoa compre sem ter que pegar dinheiro, tornando o ato de comprar muito bom. Só que se não tiver o hábito de controlar seu saldo bancário, quando for ver, poderá já ter entrado no cheque especial sem se dar conta, pagando um juro desnecessário.

            Antes de passar o cartão, seja de débito ou de crédito, é importante ver qual a disponibilidade que você tem para gastar, pois não existe nenhuma fórmula mágica na hora de pagar as contas.

            Quando você pega dinheiro emprestado (cheque especial, empréstimo, etc...), você está jogando contra você e a favor do banqueiro. Pense nisso antes de sair passando o cartão compulsivamente.


2 comentários:

  1. ...e como é fácil se perder nessa jogada. Boa dica. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tenham cuidado, para não ter surpresa na hora de pagar as contas ou quando olhar o saldo bancário.

    ResponderExcluir