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sábado, 4 de fevereiro de 2012

UM OLHAR HOLISTICO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS


          Já faz alguns anos que no mundo dos negócios começou a se falar sobre a importância de os gestores terem uma visão holística ao administrar sua empresa. A etiologia da palavra holística vem do grego, onde hólos significa todo, portanto, para ter êxito em sua empresa, você precisa olhar e trabalhar o todo. Tarefa que não é nada fácil, pois uma empresa é formada por pessoas (funcionários e clientes) e para atender a demanda desses, precisará rever sua postura, valores, conhecimentos e objetivos.

Sabe-se que a maior dificuldade encontrada pela administração holística é quebrar paradigmas, por ser algo que mexe não apenas com a cultura, mas também com o comportamento. Para que esse tipo de administração seja implantada dentro de uma empresa, faz-se necessário o comprometimento de todo o quadro funcional, pois sem isso o resultado será negativo.

Os objetivos organizacionais e pessoais precisam estar muito bem integrados, a fim de que possa haver uma realização pessoal e profissional. É preciso que o gestor e seu grupo de trabalho tenham claro que nesse processo, não existe células separadas dentro da empresa, mas que todas elas estão fazendo parte de uma estrutura policelular. Sendo assim, toda a equipe precisa saber fazer tudo, não existe espaço para aquele tipo de funcionário que não tem interesse em aprender o serviço do outro. Isso se dá em função de que as empresas que optam por esse tipo de administração, costumam fazer um job rotation (rodízio de funções).

Na realidade, o mercado de trabalho hoje precisa de profissionais que tenham uma visão binocular, ou seja, que não fique limitado apenas para as coisas referentes à sua área. É necessário que procure ampliar o seu olhar, buscando conhecimento em áreas afins. Dessa forma, conseguirá atender e satisfazer melhor as necessidades de sua clientela e de sua equipe. O processo de atualização tem que ser constante, não existe mais espaço para profissionais desatualizados, que ficam presos a suas crenças e acabam por não aceitar as sugestões trazidas pela geração Y e Z. Essa dificuldade apresentada por alguns gestores acaba por atrapalhar o desempenho dos resultados esperados.

            Para estar inserido no mercado de trabalho hoje, principalmente na área de serviços, o profissional precisa ser de excelência. Mas o que é um profissional de excelência?

            O profissional de excelência é aquele que tem visão, sabe e está preocupado com a necessidade de evoluir, está focado em resultados, tem claro que não existe mais espaço para o bom profissional no mercado e por isso precisa se aperfeiçoar constantemente. Tem consciência que precisa ter um bom marketing pessoal, bem como  se vender, passar credibilidade, ter uma boa qualidade de vida, a fim de manter um equilíbrio entre a sua vida pessoal, profissional e espiritual. Dessa forma, conseguirá atingir seus objetivos.













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