Já faz alguns anos que no mundo dos negócios começou a se falar
sobre a importância de os gestores terem uma visão holística ao administrar sua
empresa. A etiologia da palavra holística vem do grego, onde hólos significa todo,
portanto, para ter êxito em sua empresa, você precisa olhar e trabalhar o todo.
Tarefa que não é nada fácil, pois uma empresa é formada por pessoas
(funcionários e clientes) e para atender a demanda desses, precisará rever sua
postura, valores, conhecimentos e objetivos.
Sabe-se que a maior dificuldade encontrada
pela administração holística é quebrar paradigmas, por ser algo que mexe não
apenas com a cultura, mas também com o comportamento. Para que esse tipo de
administração seja implantada dentro de uma empresa, faz-se necessário o comprometimento
de todo o quadro funcional, pois sem isso o resultado será negativo.
Os objetivos organizacionais e pessoais
precisam estar muito bem integrados, a fim de que possa haver uma realização
pessoal e profissional. É preciso que o gestor e seu grupo de trabalho tenham
claro que nesse processo, não existe células separadas dentro da empresa, mas que
todas elas estão fazendo parte de uma estrutura policelular. Sendo assim, toda a
equipe precisa saber fazer tudo, não existe espaço para aquele tipo de
funcionário que não tem interesse em aprender o serviço do outro. Isso se dá em
função de que as empresas que optam por esse tipo de administração, costumam
fazer um job rotation (rodízio de
funções).
Na realidade, o mercado de trabalho hoje
precisa de profissionais que tenham uma visão binocular, ou seja, que não fique
limitado apenas para as coisas referentes à sua área. É necessário que procure
ampliar o seu olhar, buscando conhecimento em áreas afins. Dessa forma,
conseguirá atender e satisfazer melhor as necessidades de sua clientela e de
sua equipe. O processo de atualização tem que ser constante, não existe mais
espaço para profissionais desatualizados, que ficam presos a suas crenças e
acabam por não aceitar as sugestões trazidas pela geração Y e Z. Essa
dificuldade apresentada por alguns gestores acaba por atrapalhar o desempenho
dos resultados esperados.
Para estar
inserido no mercado de trabalho hoje, principalmente na área de serviços, o
profissional precisa ser de excelência. Mas o que é um profissional de
excelência?
O profissional de
excelência é aquele que tem visão, sabe e está preocupado com a necessidade de
evoluir, está focado em resultados, tem claro que não existe mais espaço para o
bom profissional no mercado e por isso precisa se aperfeiçoar constantemente. Tem
consciência que precisa ter um bom marketing pessoal, bem como se vender, passar credibilidade, ter uma boa
qualidade de vida, a fim de manter um equilíbrio entre a sua vida pessoal,
profissional e espiritual. Dessa forma, conseguirá atingir seus objetivos.
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