Total de visualizações de página

domingo, 31 de março de 2013

PÁSCOA

     
         Quando se fala em Páscoa, logo as pessoas associam a chocolate e isso não falta nas lojas e nos supermercados, nessa época. Assim, como também não faltam pessoas para comprá-los. Agora se perguntarmos a essas pessoas o real significado da Páscoa, corremos o risco de deixá-las numa situação, diria, no mínimo constrangedora.

            A etiologia da palavra Páscoa vem do hebraico e deriva da palavra pesah, que significa passar por cima, relevar, passar sobre. Não é possível falar sobre Páscoa sem nos reportarmos a Páscoa judaica que é a festa mais importante do calendário deles, em que é comemorada a libertação da escravidão do Egito, onde Moisés comanda o povo pelo Mar vermelho e deserto de Sinai.

            A passagem do Mar vermelho ficou como um marco na história do povo hebreu e foi lembrada como Páscoa, sendo comemorado com um rito todo particular. Todos os anos, na primavera, na noite de lua cheia os hebreus celebravam a Páscoa, com o sacrifício do cordeiro, com pães ázimos, seguindo a ordem de Moisés. Ficavam em vigília para lembrar a vigília libertadora da saída do Egito.

            Essa celebração também ganhou uma dimensão futura, pois a libertação do Egito era símbolo da libertação do povo e de toda a escravidão. Seria a nova Páscoa que representa o marco final de uma situação de pecado e o começo de uma nova era.

            Jesus Cristo ao oferecer seu corpo e sangue assume o duplo sentido da Páscoa judaica, ou seja, o sentido da libertação e da aliança. Instituiu a nova Páscoa; a páscoa da libertação total do mal, do pecado e da morte, numa aliança de amor com Deus e com a humanidade.

            Portanto, hoje ao celebrarmos a Páscoa, estamos celebrando a concretização histórica da promessa divina de libertação plena e eterna de todo tipo de mal que assola o ser humano, visto Cristo ter sido e ser a vítima desse sacrifício e a realização dessas promessas.

            Precisamos reavivar na memória das pessoas e ensinar para as crianças e jovens o real significado da Páscoa, mostrando-lhes que não se limita a ovos de chocolate, mas que o seu significado é de uma festa muito maior, pois se trata da ressurreição do Crucificado.

            Desejo a todos uma santa e abençoada Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário