Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CUIDADO COM A PUBLICIDADE SUBLIMINAR

    
       Como sou muito procurada por aquelas pessoas que adoram atender os apelos das campanhas publicitárias e depois não sabem como vão pagar, sugiro que fiquem sempre muito atentas, para não entrarem nas armadilhas da publicidade.

       Os apelos feitos pela mídia nos meios de comunicação, as vitrines de lojas, as propagandas nos supermercados são muito fortes, fazendo com que as pessoas consumam mais do que o seu orçamento permite.

       Outro dia, chamei a atenção de uma amiga, na propaganda que tem numa rede de supermercado, que diz: “divirta-se no verão”. Qual a mensagem subliminar que está nesta propaganda? Divirta-se no verão, compre tudo o que lhe dá prazer; verão não é tempo de frustração, compre as coisas que você gosta. A pessoa caminhando pelos corredores do supermercado, lendo essa mensagen, vai automaticamente colocando no carrinho tudo aquilo que gosta. Total, o cartão só virá no próximo mês. Atenção! O próximo mês chega muito rápido e com ele a fatura, que poderá trazer o estresse junto.

      É importante que estejamos atentos a publicidade subliminar, muito presente nos tempos atuais. Trata-se de mensagens inconscientes que os publicitários nos enviam, com o objetivo de atrair o cliente para o produto. Eles de forma muito sutil criam necessidades para a pessoa, que devido à quantidade de informações que lhe são dadas no decorrer do dia, acabam fugindo do controle do consciente, de forma que quando esta se der conta, ela já atendeu os apelos da mídia.

     Tem outro comercial que me chamou atenção, este é de um banco: “esta época do ano, não é para você se preocupar, fale conosco”. A pessoa que está louca para aproveitar as coisas boas do verão, que precisa pagar todos os impostos que chegam neste período, precisa comprar o material escolar dos filhos, acaba caindo nessa chamada. Porque não teve o cuidado de se planejar, fazendo uma reserva que  cubra os seus compromissos e permita viajar. Por isso, acaba atendendo essa chamada do banco, afinal de contas ela "precisa" resolver seu problema ou quem sabe, criar um problema.  Parcela em inúmeras vezes o dinheiro que pegou emprestado, não se dando contam dos juros que está pagando.

     Não caia nesse “papo” dos bancos que os juros são baixos. Juros nunca são bem vindos, pois cada vez que você os paga, está contribuindo para que o banqueiro fique mais rico e você com menos dinheiro. Pegar dinheiro emprestado, mesmo que seja do cheque especial, pode ser o começo de uma ciranda financeira, da qual você terá dificuldade de sair.

     Por isso, fiquem atentos as propagandas, não se deixe levar pelas chamadas da mídia, sem antes verificar se você pode atender essa demanda. Assim você estará evitando sofrimentos futuros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário