Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

MOTIVAÇÃO

        Como estou lendo sobre este assunto para dar uma palestra amanhã, para um grupo de educadores, resolvi escrever um pouco sobre este tema. Afinal, está chegando a hora, para muitas pessoas, de retomarem suas atividades e nada melhor, para fazer isso, do que uma boa dose de motivação.


       Sabemos que a vida de um profissional é sempre recheada de muitas surpresas. Existem momentos em que tudo corre super bem. E outros, em que as dificuldades se apresentam. Hoje dentro das empresas, os desafios e as pressões para que os funcionários atinjam as metas estipuladas, que na maioria das vezes, são bastante elevadas, é uma constante.

       Para dar conta de tudo isso, sem se deixar abater pela pressão psicológica que os gestores fazem, é necessário uma boa dose de motivação diária. Daí a necessidade de se viver um dia de cada vez, transformando aquelas grandes metas, numa meta menor, ou seja, dividindo-a pelos dias úteis que terá para conquistá-la. Essa é uma das formas que temos de manter a nossa capacidade de nos auto-motivarmos, independente das cobranças que existem em nossa volta.

      Aquele que não tem uma chefia para estipular metas, como no meu caso, que sou profissional liberal, faz-se necessário que tenha objetivos bem definidos, a serem atingidos. Caso contrário, ficará perdido. O profissional liberal, precisa ter um plano de ações que o permita a desenvolver suas atividades, sem correr o risco de cair no esquecimento,no seu mercado de trabalho.

        Os “ingredientes” necessários que contribuem para mantermos uma boa motivação são:

        - não deixar o nosso estado de espírito se abalar. Ter serenidade para lidar com as dificuldades que se apresentam. Até mesmo, com aquelas pessoas que às vezes tentam nos tirar do eixo;

      - cuidar do ambiente em que vivemos. Isso serve para nossa vida pessoal e profissional. O ambiente deve ser tranqüilo, organizado, sem nos preocuparmos com a vida dos outros, com o que o outro tem. Fazer comparações é algo que só serve para nos colocar para baixo;

     - existem coisas que fogem ao nosso controle, são os acontecimentos externos. Quando isso acontecer, procure ver sempre os dois lados do que está acontecendo. Procure ver a serviço de que isso está se apresentando nesse momento em sua vida.

    - outro ponto importante é a nossa postura. Devemos procurar não deixar que as dificuldades influenciem nosso visual, em nosso astral. É importante fazermos as coisas com entusiasmo, com alegria. Manter uma atitude positiva, isso faz com que as pessoas  não só fiquem com uma visão positiva de você, mas também gera credibilidade.

   - dentro da sua empresa, mostre que você faz parte do time. Pegue junto, não se exclua num canto se sentindo melhor do que os outros ou o diferente. Esse sentimento é apenas uma defesa que está usando para justificar a sua atitude de não ir à luta.

   O importante é que tenhamos sempre claro aonde queremos chegar, qual o caminho que queremos percorrer, pois este é que nos levará ao sucesso profissional, pessoal, afetivo e financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário