Pesquisa divulgada em janeiro, pelo Instituto de Pesquisa, Prevenção e Tratamento de Stress - Isma aponta que 23% dos brasileiros sofrem de depressão pós férias.
É normal que algumas pessoas ao terem que retornar as suas atividades laborais sintam um desânimo, fiquem tristes, sintam-se angustiadas e até um pouco irritadas, pois terão que abrir mão daquela liberdade que as férias lhes proporcionam. Na medida em que começam a engrenar no ritimo do trabalho, a tendência desses sintomas é desaparecer. Caso isso não ocorra, deve investigar se está ou não desenvolvendo um quadro de depressão.
Tem pessoas que ao verem que o final das férias está se aproximando, começam a se angustiar porque terão que voltar a trabalhar. Trabalhar é o normal da vida, férias é que são transitórias. Portanto, não justifica este sentimento. Essa angústia pode estar associada a algum desconforto no local de trabalho. Nesses casos, é interessante a pessoa avaliar se está ou não contente com a sua atividade profissional, com o local de trabalho, com as relações que estabelece com seus colegas. Se após fazer esse balanço o saldo for negativo, não espere, comece a buscar outras alternativas. Não fique esperando que a sua chefia o projete para o mercado de trabalho, mas você mesmo pode se projetar. Caso contrário, passará mais um ano reclamando, sofrendo e pagando o preço de não ter a coragem de virar á mesa.
Existem, também, aquelas pessoas que ao retornarem das férias, referem que não conseguiram descansar. No entanto, esquecem de contar que haviam preparado uma lista de coisas para realizar neste período. Não lembram ou não sabem, que o período de férias é para curtir a família, os amigos, ou até mesmo, a vida, sozinhos. Não precisa ficar totalmente na inércia, mas precisa quebrar a rotina. Fazer coisas que não teve tempo de fazer o ano inteiro. Desligar os telefones, não entrar nos emails, evitar de escutar noticiários, distanciar-se daquelas pessoas que só contam desgraças. Aproveitar este período para se conhecer, para se mimar, para se fazer feliz.
É importante que ao retornar de férias, você valorize seus finais de semana, fazendo coisas que lhe dão prazer. Faça uma atividade física, exercício respiratório para baixar o índice de ansiedade, utilize-se de técnicas de relaxamento para diminuir a tensão. Inicie um curso, faça novos projetos, comece um trabalho voluntário, saia da rotina. Mude aquilo que não gosta e evite as coisas que lhe desagradam. Assim, você estará evitando desenvolver um quadro de stress.
Nenhum comentário:
Postar um comentário