Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de abril de 2012

A perícia psicológica como instrumento de proteção às empresas em processos judiciais

        
Novamente estamos contando com a colaboração da Psicóloga Simone Lemos, que nos fala de algo tão importante para as empresas, que é a perícia psicológica. Hoje é bastante comum as mesmas serem condenadas a pagar valores exorbitantes para funcionários que requerem, via judicial, indenização por danos morais.
O que antes era visto com certa indiferença, hoje se tornou indispensável para solucionar os problemas relacionados aos processos judiciais contra as empresas. A contratação de profissionais especializados, com profundos conhecimentos nas áreas da psicologia e do direito, se tornaram o único caminho seguro para assessorar os gestores de empresas de forma a evitar gastos desnecessários com pagamentos exorbitantes por ações trabalhistas, cíveis ou previdenciárias.

Os profissionais dessa área auxiliam na preparação de quesitos, orientam na elaboração de contestações e impugnações com base na documentação existente no processo judicial e, ainda, elaboram laudo técnico indispensável para embasar os argumentos dos procuradores das empresas. Também os profissionais da área contábil podem contribuir com a investigação, análise e cálculos no momento em que os processos envolvem as questões monetárias. No mercado hoje existem empresas especializadas nessa área específica da perícia, que envolve os processos por dano moral e psíquico e, nesse caso, os peritos psicólogos são os profissionais indicados para atuar como assistentes técnicos junto à assessoria jurídica das empresas.

Observa-se atualmente uma verdadeira indústria de reclamações trabalhistas alegando danos morais causados no ambiente de trabalho. Os reclamantes frequentemente são mal orientados e acabam fazendo pedidos que extrapolam seus direitos. Da mesma forma as grandes empresas ainda hoje não contam em suas assessorias jurídicas com profissionais dessa área específica. As empresas de perícias podem acompanhar os empregadores examinando e propondo os melhores caminhos a seguir.

Outro aspecto importante é a prevenção, que procura evitar a prática de determinadas irregularidades, muitas vezes desconhecidas pelos empregadores. Essa prevenção pode ser feita através de palestras, treinamentos e por assessorias contratadas, temporariamente, para acompanhar o processo de gestão de pessoal.

Simone Lemes é sócia na empresa CLM Perícias, Psicóloga, possui sólida experiência em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, especialista em Psiquiatria Forense, Saúde Mental e Lei pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Assistente Técnica de empresas em processos de danos morais, danos psíquicos, doenças ocupacionais na área psicológica, Psicoterapeuta, especialista em Psicologia Clínica, foi membro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica (2009/2011), Professora convidada do curso de Psiquiatria Forense, Saúde Mental e Lei – UFCSPA, na disciplina de Elaboração e Interpretação de Laudos Judiciais, Coordenadora e Colunista da Revista Planeta Empreendedor Magazine Online e TV planeta Empreendedor e Consultora do Instituto Nacional de Comunicação e Relacionamento- INCRE.






Nenhum comentário:

Postar um comentário