Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

GOSTARIA DE NÃO COMENTAR, MAS NÃO DÁ

  
Em função da demanda de consultório e organizando palestra, não consegui nesses dois últimos dias, preparar um texto para postar. Porém, não poderia deixar de fazer um breve comentário sobre os emails que recebi hoje, referente à cena de ontem no programa “Sessão de Terapia”, em que um paciente agride o psicólogo, batendo-lhe no rosto.

            Eu não me sinto a vontade para comentar esse programa, porque raríssimas são as vezes que assisto Tv, no entanto, de tanto os pacientes me questionarem sobre a série, vi duas vezes e foi o suficiente para não querer ver mais.

            Não vi o episódio de ontem, mas na minha caminhada profissional nunca fui agredida fisicamente por paciente. Claro que já tive paciente que se alterou, aumentando o tom de voz, que verbalmente me agrediu, mas nada mais. Geralmente, isso faz parte do sintoma que o paciente apresenta e que bom que ele manifesta na consulta, pois assim poderá ser trabalhado

            O que me chama atenção nos comentários que ouço de novelas e dos programas de televisão é o quanto a violência, a agressividade, o uso de álcool e droga é incentivado, sem falar que ensinam nos filmes como se comete um crime, se assalta um banco, etc. Os próprios noticiários ao darem a notícia, contam a riqueza de detalhes de como foi cometido o delito, mostrando inclusive como fazer. A notícia tem que se dada, mas talvez de forma mais filtrada, pois a sensação que fico é que estamos caminhando para uma imprensa marrom, onde o sensacionalismo precisa fazer-se presente para que haja um aumento na audiência e uma maior vendagem de jornal.

            Então, escrever uma série sem uma cena de violência, não teria graça. Até porque o público acredita que as novelas e alguns programas retratam a vida real. Mas fico pensando o espaço que a violência ocupa no inconsciente e na vida dos autores de novelas, séries, etc...

            Agora, é bom ficarmos atentos para não começarmos apanhar dos pacientes, ou talvez, seja interessante começarmos atender com  capacete, como medida de precaução, pois diz o ditado que o seguro morreu de velho.

2 comentários:

  1. Muito pertinente teu texto! Concordo com o teu ponto de vista e acredito que cada vez mais vamos ver cenas de agressividade!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Concordo contigo, pois tem horas que tenho que as pessoas estão perdendo a noção do que é agressividade.

      Excluir