Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

POR QUE COMIGO NÃO FUNCIONA?

        
            Essa pergunta é muito comum no setting terapêutico e também quando atuo como coaching e percebo que algumas pessoas sofrem com isso, por se sentirem incapazes de fazer o processo de mudança.

            Claro que não se trata de um processo fácil. Demanda tempo, paciência e principalmente vontade de mudar. O grande problema que existe é entre o discurso e o autoboicote. As pessoas dizem que na segunda-feira, dia internacional de iniciar a dieta, vão começar o regime, porque o verão está aí e precisam perder peso, só que continuam comendo. Referem que não aguentam mais trabalhar para pagar conta, que querem sair dessa situação, mas não param de gastar.

            Esse comportamento demonstra a dificuldade que as pessoas têm de se libertar do sofrimento, buscando um novo padrão de funcionamento para suas vidas. Muitas verbalizam que não conseguem mudar, que até se esforçam. A partir do momento que a própria pessoa coloca limites para si, não conseguirá fazer nada. O não conseguir é estar fechada para enfrentar os desafios. Até vou um pouco mais longe, é se fechar para vida é não querer livrar-se, muitas vezes, da mediocridade em que vive, pelo medo que tem de alçar vôo e se permitir viver uma vida melhor. Não cabe entrar aqui no mérito da questão, mas é óbvio que existem ganhos secundários nesse tipo de comportamento.

            Daí a importância de se avaliar o quanto realmente a pessoa está disposta a investir (internamente) no seu processo de mudança, pois caso contrário, nem a terapia e nem o coaching irão funcionar.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário