Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

HELP!!! O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM AS PESSOAS?

    
       
           Confesso que a cada dia me preocupo mais com o comportamento que as pessoas vêm apresentando. Tento entender, mas não é fácil, é complicado ter que aceitar que o ser humano está, cada vez mais, se tornando individualista, preocupando-se só com as coisas que lhe interessam e lhe dão prazer e o outro é como se não existisse.

            Isso que estou falando é fácil observar, basta ir a um cinema, teatro, restaurante, missa, velório, ou seja, nos lugares mais diversos, que não demorará muito para um celular tocar. Geralmente quando as pessoas estão nesses locais e o celular toca, elas não o encontram e enquanto procuram, os demais que estão a sua volta tem que conviver com o barulho. Ao encontrarem, falam como se estivessem em casa, ou seja, em altos brados. Esse comportamento pode ser compreendido como um mix, onde teremos primeiramente a falta de educação, de bons costumes, com pitadas de egoísmo, questões egóicas, ansiedade, exibicionismo, etc.

            Outro ponto que tem me chamado muito a atenção é o quanto as pessoas se comprometem e prometem coisas que não conseguirão cumprir. Não pensam que ao agirem dessa forma, estão “queimando o seu filme”, perdendo a credibilidade junto aos outros e pior, adquirindo a fama de “papudo”. Ao lhe ser mostrado isso, dizem: “não estou nem aí”. Não se dão conta que nessa fala, que acreditam que é para o outro, estão dizendo: “não estou preocupada com a minha imagem”.

            O comprometimento consigo, com o outro e até mesmo com a sociedade é algo que parece pertencer a um passado longínquo. Algumas pessoas preferem viver no anonimato, não querem se incomodar, nem assumir a responsabilidade de nada, até mesmo quando se sentem importunadas, mas acreditam que o outro precisa parar, quando necessitam serem escutadas, não interessando se está importunando ou não. A primeira coisa que dizem é: “não vou me envolver, o problema não é meu, não quero me incomodar, cada um no seu quadro. É interessante observar a forma como verbalizam isso, estufam o peito e falam com uma imponência fantástica, como se estivessem dizendo algo brilhante. Não percebem que estão assinando o seu atestado de desumanização, pois seus valores não lhe permitem mais ver o outro e muito menos se preocupar com ele. Querer que se preocupem com a sociedade é utopia.

            O humano está vivendo uma vida de superficialidade, preocupando-se apenas com o status, com a estética, com o belo e deixando a ética de lado. Dessa forma, fica com a sua percepção prejudicada, não conseguindo ver que esse comportamento está interferindo na sua dignidade enquanto pessoa humana.

            Isso não só me preocupa, mas me convida a pensar até quando as pessoas irão viver assim, como se estivessem ocas por dentro. Precisamos resgatar a essência do ser humano, dando-lhe credibilidade, mostrando-lhe que ele é muito mais do que acredita ser. A partir do momento que conseguirmos esse resgate, teremos pessoas mais tranquilas, felizes, de bem com a vida, pois descobrirão que a felicidade que tanto correram atrás está dentro delas, esperando apenas para ser conhecida e/ou reconhecida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário