Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PENSANDO O TEMPO


           É impressionante o quanto as pessoas desperdiçam o seu tempo, levando sua vida desatentamente, pois não se dão conta que o tempo é importante em nossa vida. Perdem horas fazendo coisas inúteis, que não acrescentam nada em sua vida, por não conseguirem pensar ou compreender a importância do tempo.

            Mas será que o tempo é tão importante assim em nossa vida? Penso que sim, pois a nossa vida é feito de tempo. Começa que somos seres finitos e, portanto, temos um tempo de vida, que felizmente não sabemos quando irá terminar a única certeza que temos, é que terminará.

            O que não nos damos conta é que a nossa vida é uma sequência de tempo e se não soubermos gerenciá-lo, desperdiçando-o, estaremos subtraindo de nossa vida os minutos que não foram aproveitados.

            Sempre que faço essa colocação, tem aquele que pergunta se estou dizendo que tem que estar sempre produzindo, que não pode parar. Não, pois não somos uma máquina, mas até mesmo nas nossas horas de descanso devemos saber aproveitar o tempo, fazendo coisas que somem em nossa vida, como uma boa leitura, uma boa música, um bom filme, um passeio em meio à natureza, etc.

            A grande dificuldade que as pessoas têm em relação ao tempo, se dá em função de ele ser imperceptível e isso faz com que elas o desprezem e o desperdicem. O interessante nesses casos é que não percebem que quando nos falta tempo não tem como ir ao banco fazer um empréstimo, como se faz quando falta dinheiro.

            É comum ouvirmos que tempo é dinheiro, mesmo assim, muita gente o coloca fora.  Se vemos uma pessoa jogando dinheiro fora, logo iremos dizer que está em surto psicótico e vamos tratar de juntá-lo, porém, quando alguém joga fora o seu tempo, ninguém o chama de maluco e nem sai juntando-o, até porque é impossível agarrar o tempo.

            Portanto, é saudável avaliarmos como estamos gerenciando o nosso tempo e ver qual a melhor maneira de usá-lo, a fim de não desperdiçarmos com coisas inúteis.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário