Total de visualizações de página

sábado, 17 de novembro de 2012

RENOVAÇÃO DO EU

     
          Quem já não escutou alguém dizer: ”eu sou assim e vou morrer assim”. Confesso que cada vez que ouço isso, fico chocada, pois percebo o total desconhecimento da pessoa em relação ao seu eu.

            Todos nós somos seres mutáveis e que estamos renovando a todo instante. O eu que acordou hoje pela manhã, não é o mesmo eu que irá deitar à noite. Isso não deve ser novidade para ninguém, pois Heráclito, filósofo grego, por volta de 535 a 475 a.C, já afirmava que tudo é movimento e que nada pode permanecer estático e por isso, referia que “não podemos nunca entrar no mesmo rio, pois como as águas, nós mesmos já somos outros”.

            O homem está em constante mutação, apesar de ter dificuldade, muitas vezes, de perceber. Não aceitar que estamos renovando o nosso eu a todo o momento, demonstra a necessidade que o indivíduo tem de se manter distante dele, na maioria das vezes, por temê-lo.

            Tendo o eu a capacidade de mudar, ele provocará mudança em alguns aspectos de nossa personalidade, permitindo-nos expressá-las por meio do nosso comportamento. Para que esse processo ocorra, faz-se necessário prestar atenção em si e analisar e entender a maneira como o seu eu funciona, a partir daí, os insigths surgirão e provocará mudanças na estrutura inconsciente. A essas mudanças é que podemos chamar de renovação do eu.

            Para obter êxito nessa caminhada, a pessoa tem que estar aberta às mudanças, soltando as amarras que seguram o seu eu e se permitir viver essa experiência, sem se preocupar com que irá perceber ao se defrontar com ele.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário