Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

NÃO PROMETA O QUE NÃO PODE CUMPRIR

       
          Hoje caminhando no parque, assisti uma cena que me fez pensar. Uma senhora prometeu algo para o filho, de quatro ou cinco anos, e não cumpriu.  O menino no meio de choro e grito dizia: “é sempre assim, tu promete as coisas e nunca faz, se tu não vai fazer por que promete”?

            A fala dessa criança retrata o funcionamento não apenas da mãe dela, mas de muitos pais que não se dão conta de quanto é importante cumprirem aquilo que dizem que vão fazer. Caso contrário, acabam perdendo a credibilidade junto aos filhos.

            Não é incomum ver pais prometendo coisas para os filhos, a fim de que esses façam o que eles querem. Ao terem os seus objetivos atingidos, acabam não dando ou fazendo o que haviam prometido e isso provoca uma frustração muito grande no filho, fazendo com que se sinta enganado, usado e o pior, que passe a ter uma imagem negativa dos genitores. A representação psíquica que isso tem na vida dos filhos é bastante significativa.

            Sendo assim, quando os pais ameaçarem de tirar algo do filho, pois não está tendo um bom aproveitamento na escola ou não está com um comportamento adequado, cumpra. Se prometer algo, dê, assim estará ensinando para o filho que a palavra tem valor, que somos responsáveis pelas coisas que dizemos e fazemos, dessa forma, estarão ajudando na construção do caráter do filho.

            Os filhos reproduzem os comportamentos que aprenderam com os seus pais e com o meio em que estão inseridos no desenvolvimento da sua personalidade, e esses terão forte influência na sua vida adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário